sábado, 11 de outubro de 2008

Bombeiros de Almeirim adquirem Quadro Interactivo


Para que a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Almeirim possa proporcionar aos seus recrutas e Bombeiros no activo uma formação que responda afirmativamente às novas solicitações da "Sociedade de Informação", é imperioso, mais do que nunca, apostar numa mudança das práticas pedagógicas.
Tal mudança passará necessariamente pelo progressivo envolvimento das ditas “ferramentas digitais”, comummente conhecidas por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no processo de ensino/aprendizagem.
Atenta ao presente mas com os olhos colocados bem no futuro, a Direcção dos Bombeiros de Almeirim e o seu Comando, tem investido de forma consciente e decidida na formação.
Agora é a vez dos quadros interactivos ligados ao computador, que mais parecem brinquedos e que motivam não só recrutas e Bombeiros, mas também formadores. O utilizador controla o computador ao tocar no quadro. Para além de poder ser usado como uma ardósia, possibilita a utilização de uma variedade de conteúdos multimédia.

O giz é substituído pelas canetas electrónicas de cor azul, vermelha, verde e preta. Podemos anotar, escrever, sublinhar, desenhar. É possível a digitalização de documentos, nomeadamente do próprio manual da disciplina e minimizar assim os esquecimentos.

Com as novas tecnologias, formadores e formandos podem aceder a uma enciclopédia, ter acesso a inúmeras ferramentas e serviços disponibilizados pela net, ouvir uma emissão de rádio, visualizar um documentário através da televisão.

O computador portátil permite fazer apresentações em 'PowerPoint', navegar na sala de aula, ir ao Museu do Louvre e, em escassos segundo, ver a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. O CD ou a 'pen' armazenam saber, pois as disquetes também já foram ultrapassadas. A interacção com os alunos é também outra. Os e-mails permitem a uns e outros comunicar, trocar trabalhos e opiniões.

O contexto da sala de aula mudou. Para trás ficaram outros materiais como os 'slides', que existiam em algumas salas de formação, e para lá caminham os retroprojectores e as transparências. O audiovisual ganhou espaço e possibilitou outras abordagens, estratégias e aprendizagens. Exigem também novos desafios quer a alunos quer aos formadores.

Descrição
Controlem o vosso computador e a vossa apresentação a partir do quadro interactivo.
Quadros brancos murais e receptores integrados em aço esmaltado. Os 2 receptores permitir transferir todos os dados da vossa apresentação sobre o vosso computador. Configuração possível necessário: computador compatível Windows 400 Mhz, Windows 2000/XP, 10 Mo do espaço livre sobre o disco duro, porta USB ou Bluetooth, vidéoprojecteur digital.

Solução profissional de comunicação interactiva.
Gravação instantânea dos dados
Os quadros brancos interactivos registam automaticamente os dados escritos ou desenhados sobre a superfície de escrita, o que permitir-vos economizar tempo e preservar o conteúdo das vossas notas.
Controlo da vossa apresentação a distância
A partir do quadro interactivo, controla o vosso computador e a vossa apresentação a distância. Permanecendo ao mesmo tempo de pé na frente do quadro, pilota a vossa apresentação graças caneta à interactiva.
Salvaguarda e impressão
No fim da apresentação, salvaguarda as notas sobre o vosso computador.
Pode então imprimir-o ou enviar-o por mail.

Valor Aproximado : 2.300€

Sem comentários: