sábado, 11 de outubro de 2008

Ambulâncias retidas nas urgências do Hospital de Santarém por falta de macas

Na segunda-feira várias corporações de bombeiros da região tiveram que esperar nalguns casos mais de duas horas que as urgências do Hospital de Distrital de Santarém (HDS) devolvessem as macas nas quais transportaram os doentes. Durante a tarde houve uma altura em que chegaram a estar retidas no estabelecimento hospitalar onze ambulâncias. Situação que se deveu, segundo a administração do hospital, a uma afluência anormal às urgências.

O administrador do HDS, José Josué, reconhece que este dia foi bastante complicado para o serviço de urgências, que apesar de não haver nenhum surto de doenças, como gripe, registou uma procura muito elevada e fora do que é habitual. Esta situação, realça, perturba o funcionamento das urgências que esgotam a capacidade para que estão dimensionadas. E isso implica uma espera maior não só dos bombeiros como também dos utentes considerados não urgentes.

Esta não é a primeira vez que acontecem situações destas. Já em Dezembro de 2003 O MIRANTE tinha noticiado que as ambulâncias dos bombeiros que transportam pacientes para as urgências do Hospital de Santarém ficavam horas retidas à espera da devolução do seu material. Na altura referia-se que havia casos de ambulâncias que chegaram a estar paradas três horas. Estas situações têm implicações na prontidão do socorro a doentes graves e sinistrados.

In Mirante On line

Sem comentários: