sexta-feira, 10 de outubro de 2008

4EMES -Dá Formação aos Bombeiros Voluntários de Almeirim- Curso de Higiene e Segurança no Trabalho


Está a decorrer de 1 a 16 de Outubro, Formação para certificação dos Bombeiros de Almeirim, em Higiene e Segurança no Trabalho.
Formação ministrada por: Nelson Roberto dos Reis Conde
Bombeiro Sapador – R.S.B.

Este é a 1ª formação da Empresa 4EMES nesta Corporação, estando previstas outras formações para breve.

Nos casos de formação no quadro das parcerias existentes, esta é também dirigida para áreas técnicas específicas, no âmbito de actuação do parceiro em causa.

Especificamente para a Parceria com a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), a 4EMES desenvolve cursos na área da Protecção Pessoal, nomeadamente nas temáticas da Prestação de Socorro e da Prevenção e Garantia da Segurança de Pessoas e Bens.

A 4EMES está acreditada desde 2000 pelo Inofor, que mais recentemente assumiu a designação de IQF-Instituto para a Qualidade na Formação.

A 4EMES tem homolgados pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, os cursos:

Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Formação de Formadores no domínio da Igualdade de Oportunidades
Formação de Formadores no domínio da Segurança
Simultaneamente possui certificação no Sistema de Aprendizagem para as áreas do Comércio, de Secretariado, Informática e Contabilidade.

Durante o ano de 2005 e no âmbito da Parceria com a ANBP - Associação Nacional de Bombeiros Profissionais viu certificada pela ENB - Escola Nacional de Bombeiros, a sua oferta formativa dirigida a estes profissionais.
Actualmente a empresa está em processo de certificação na Qualidade para a área de Formação Profissional, de acordo com a norma ISO 9001:2000.

------------------------------------------------------------------------------------

A 4EMES e a ANBP realizaram no dia 28 de Abril, um Balanço da Formação ministrada no âmbito desta Parceria.

O evento contou com a presença de diversas entidades ligadas à Protecção Civil e à Formação Profissional, nomeadamente com o Secretário Estado da Protecção Civil, Exmo. Sr. Dr. José Medeiros.

------------------------------------------------------------------------------------
4EMES na Segurex

A 4EMES apresentou na Segurex 2005 o balanço de formação de 2004, realizada conjuntamente com a ANBP-Associação Nacional de Bombeiros Profissionais. Na conferência «Segurança: Protecção Civil e Bombeiros», realizada no passado dia 17 de Abril, foram apresentados os dados relativos à formação realizada no ano passado pela 4EMES para aqueles profissionais, bem como o plano de formação para 2005.

Segundo Reinaldo Muralha, Sócio-Gerente da 4EMES, o balanço da formação ministrada no âmbito da parceria com a ANBP, é francamente positivo, quer pelo volume de formação desenvolvida, quer pela consequente melhoria da formação técnica, social e humana que esta imprimiu aos diversos corpos de Bombeiros espalhados pelo País.

Ainda segundo o mesmo responsável, o plano de formação aprovado para o ano de 2005 prevê um aumento substancial da formação, mesmo em áreas onde tradicionalmente o volume de formação é inferior, como é o caso da região alentejana. Esta situação, quer pela formação técnica, quer pela troca de experiências, cria boas perspectivas quanto à melhoria e uniformização de procedimentos dos corpos de bombeiros no teatro de operações e consequentemente um efectivo aumento na eficiência e eficácia dos resultados obtidos.

No âmbito da formação nas áreas de segurança de pessoas e bens foi também referido pelo responsável da 4EMES o importante papel que tem vindo a ser desempenhado por acções que visam a criação de uma cultura de segurança. Estas iniciativas passam pela formação não apenas dos profissionais dos bombeiros como também pela formação do público em geral, nomeadamente junto das escolas. De entre estas destacou o CD-Rom Zé Baril, um CD multimédia interactivo destinado ao público infantil (6-10 anos) alertando para os perigos de incêndio e para os procedimentos a adoptar.

Contudo ficou ainda no ar que muito ainda está por fazer nestas áreas, e que por isso apenas estamos no início de um conjunto de actividades, quer de formação propriamente dita quer complementares a esta, a serem desenvolvidas num futuro próximo.

Esta ideia é igualmente partilhada pelo representante da ANBP, Carlos Pereira, que defendeu ser urgente colmatar as necessidades de formação dos profissionais dos bombeiros, e que a parceria com a 4EMES visa dar resposta a essa necessidade. O mesmo responsável referiu ainda que seria muito proveitoso para os Bombeiros que todas a entidades com responsabilidades nesta área chamassem a si o papel de desenvolver acções de formação, de modo a que a média prazo os bombeiros estivessem efectivamente preparados para os desafios que enfrentam quando exercem a sua actividade.
------------------------------------------------------------------------------------
Ao longo da sua actividade a 4EMES tem vindo a estabelecer acordos com parceiros estratégicos, surgindo neste contexto a parceria realizada em 2003 com a ANBP-Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, bem como com o SNBP-Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais. Este protocolo permitiu à 4EMES assumir a coordenação da área de formação daquela instituição.

Estas Associações representam a nível nacional os Profissionais que desenvolvem a actividade de Bombeiro em diversas entidades, quer na esfera pública (Corporações de Bombeiros Sapadores e Municipais), quer em Associações Humanitárias (Corporações de Bombeiros Voluntários) ou em Empresas (Bombeiros Privativos).

Sem comentários: