segunda-feira, 16 de julho de 2007

Norte do distrito preparado para incêndios de Verão


2007-07-15 17:31:00
A integração do aeródromo de Fátima no dispositivo de combate aos incêndios, com dois aviões ali estacionados para a “fase charlie”, significa um reforço substancial dos meios montados no distrito de Santarém para o combate aos fogos de Verão.

Esta foi a ideia defendida pelo governador civil durante uma visita ao Centro de Meios Aéreos (CMA) de Fátima, no passado dia 13 de Julho, onde foi explicado o projecto para o desenvolvimento deste espaço.

Para Paulo Fonseca, a infra-estrutura tem uma “importância decisiva para a região” e aumenta a “capacidade de resposta aos elevados números de ignições registados”.

Os dois Dromaders do CMA, com capacidade de dois mil litros de água cada um, actuam em primeira intervenção num raio de 30 quilómetros, realizando missões diárias nos distrito de Santarém e Leiria; oito bombeiros da corporação de Fátima, três pilotos e um mecânico estão em permanência no local durante 24 horas por dia.

O aeródromo, que está preparado para servir outro tipo de meios (como helicópteros), possui uma pista com 1.600 metros, sala de telecomunicações, sala para pilotos, camarata e um armazém para material de manutenção, estando ainda prevista a construção de cinco hangares.

O aeródromo de Fátima desempenhava apenas serviços de recreio.

“Vamos criar condições para haja aqui uma infra-estrutura séria com projecção e com eficácia, capaz de responder às necessidade e às ambições de toda uma região”, disse o Governador Civil.

Segundo o presidente da Câmara de Ourém, David Catarino, está a ser desenvolvia uma parceria entre entidades públicas e privadas para a gestão do espaço.

Sem comentários: