sexta-feira, 27 de julho de 2007

Câmara Municipal de Almeirim recebe reportagem do VIDA POR VIDA programa que passa na RTP2 sobre Bombeiros e Protecção Cívil

Hoje foi um dia diferente para a Corporação dos Bombeiros de Almeirim.
O Vida por Vida – Magazine de Informação dos Bombeiros Portugueses
Uma Equipa do Programa VIDA POR VIDA realizou durante todo o dia de hoje uma reportagem, sobre o dia a dia da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Almeirim.

A Reportagem teve inicio na Câmara Municipal de Almeirim,para onde foi inicialmente programada esta reportagem, tendo como objectivo principal, a apresentação pelo Vereador da Protecção Civil e Vice-Presidente Exmº Sr Pedro Ribeiro,do novo programa Informático que os técnicos da Câmara de Almeirim desenvolveram.
Um projecto informático que permite identificar os pontos de água no concelho onde os bombeiros podem abastecer as viaturas em situações de incêndio.

A autarquia vai fornecer um computador à corporação da cidade já com o programa que pode ser acedido também através da Internet no sistema Websig. Segundo o Exmº Sr Vereador da Protecção Civil e Vice Presidente da Autarquia Pedro Ribeiro, esta solução “faz parte de uma estratégia de implementação dos sistemas de informação geográfica na autarquia”. O Governo Civil de Santarém, o Centro Distrital de Operações de Socorro e outras entidades vão possuir senhas de acesso ao sistema.

A aplicação contém um mapa com a identificação dos pontos de água, alguns fora do concelho mas que podem também ser usados pelas corporações que combatam incêndios na zona. O sistema disponibiliza informações como o nome do ponto de água, onde se situa, as coordenadas (latitude, longitude), o código de cadastro, se é em propriedade privada ou pública, os acessos e que tipo de viaturas podem usar os caminhos para lá chegar, se é possível aos helicópteros abastecerem no local e o estado de conservação, bem como a data em que foi recolhida a última informação.

Depois de realizada a entrevista ao Exmº Sr. Vice Presidente da CMA e Vice Presidente dos BVA,o mesmo acompanhou a equipa de reportagem do Programa VIDA POR VIDA até ás instalações dos Bombeiros Voluntários de Almeirim.
Já nas instalações dos BVA e depois de apresentada a equipa ao Exmº Sr. Comandante Jorge Costa e Adjunto de Comando Telmo Ferreira,pelo Exmº Sr Vice Presidente da Autarquia, foram feitas algumas filmagens ás instalações e entrevista ao Comandante da Corporação dos BVA.

Durante a reportagem que estavam a realizar, foi recebido o alerta de Incêndio entre o Concelho de Almeirim e Alpiarça, tendo a Equipa acompanhado o Comandante ao Teatro de Operações, possibilitando uma nova reportagem sobre o combate real a fogos nascentes, pelas Equipas de ECIN das Corporações de ALMEIRIM - ALPIARÇA - SANTARÉM- CHAMUSCA e o meio aéreo Hotel 28 (com uma Equipa de Canarinhos),


tendo resultado uma feliz coincidência para captação de imagens que vão para o Ar numa próxima emissão do Programa VIDA POR VIDA na RTP2 Todos os Domingos de Manhã.

Sem comentários: