quinta-feira, 19 de julho de 2007

Grupo Ecin recebe Formação sobre utilização de Fire Shelters

Decorreu hoje de manhã a visualização de um video sobre os abrigos de fogo, conhecidos como "Fire Shelter's". O filme foi visionado pelos bombeiros de serviço que integram as equipas de combate a incêndios, pretendendo-se transmitir os conhecimentos mais recentes sobre a utilização deste equipamento, assim como, testemunhos de elementos de brigadas de combate a incêndios que já utilizaram os respectivos "Fire Shelter's" em situaçãoes reais. O respectivo video foi adquirido através de uma acção de formação ministrada no início do ano no Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, em Coimbra. O equipamento em causa, apesar de ser um pouco incómodo no seu transporte individual, constitui um peça obrigatória na protecção individual dos bombeiros no combate a incêndios florestais, devendo ser utilizado apenas como último recurso, reflectindo sendo de 95% do calor transmitido através da radiação, não devendo contudo entrar em contacto com as chamas, uma vez que nesses casos irá absorver 100% do calor transmitido através da convecção. O vídeo demonstrou a constituição dos respectivos abrigos, regras de manuseamento e utilização, procurando sensibilizar os presentes para a importância do Fire Shelter.






Descrição do produto:
O abrigo florestal é um artigo obrigatório do equipamento de protecção individual para todo o bombeiro, devendo ser usado somente como último recurso, no caso de não existirem rotas de fuga ou caso as zonas de segurança já não ofereçam as condições adequadas.
A Nova Geração de Abrigos Florestais foi desenhada de acordo com as indicações do U.S. DEPARTMENT OF AGRICULTURE de 28 de Março de 2005, que revogaram as de 1 de Outubro de 2002. O Abrigo Florestal por nós apresentado foi elaborado conforme a especificação da United States Department of Agricultures ( USDA ), Missoula Technology and Development Center ( MTDC ) nº 5100-606 A e 5100-607 B, que junto anexamos.
O presente Abrigo Florestal vem com bolsa de Transporte de acordo com a especificação nº 5100-609 , de 7 de Fevereiro de 2002, do U. S. DEPT. OF AGRICULTURE – FOREST SERVICE – TECHNOLOGY & DEVELOPMENT CENTER, que regulamenta as dimensões, composição e desenho da bolsa, que junto anexamos.
O Fire Shelter está fechado num saco em Polyvinyl, que se deve puxar para abrir o Abrigo Florestal de acordo com o disposto no nº 5100-608 A, de 18 de Março de 2005 do MTDC.

Sem comentários: