sexta-feira, 29 de junho de 2007

Marcelo Antunes pegava toiros nos Forcados Amadores da Chamusca

Forcado que ficou sem braço num acidente homenageado por colegas

Um acidente de moto desfez os sonhos de um forcado de Benfica do Ribatejo que fazia parte dos Amadores da Chamusca, mas o jovem não desiste de refazer a sua vida.

Marcelo Antunes tinha na vida a grande paixão de pegar toiros, mas um acidente de moto tirou-lhe esse prazer. Ficou com um braço amputado e muitas mazelas que lhe interromperam o caminho aos 19 anos. O jovem de Foros de Benfica do Ribatejo, concelho de Almeirim, estava a tirar um curso de hotelaria no Centro de Formação de Santarém e estagiava num restaurante em Almeirim quando uma noite, num acto irreflectido, resolveu pedir uma moto de alta cilindrada emprestada. Não chegou a andar dois quilómetros até se dar a tragédia.
O forcado, que fazia parte do grupo dos Forcados Amadores da Chamusca, tinha saído do restaurante e foi sair com os amigos na noite de 28 de Julho do ano passado. Eram cerca das 23h30. A mãe, que não costumava ir buscá-lo, naquele dia resolveu ir a Almeirim para o levar para casa, mas como Marcelo se estava a sentir bem num bar com os amigos disse que ficava a dormir em casa de um colega. Já depois das três da manhã, juntamente com os amigos, resolveu ir a uma fábrica de bolos da cidade para aconchegar o estômago. Encontrou um conhecido que tinha uma moto de 1.100 de cilindrada e pediu-lha emprestada para dar uma volta. Ao fim de algumas recusas o dono do veículo cedeu.
Marcelo acelerou até à saída de Almeirim e quando regressava despistou-se. “Só me lembro de não ter feito a curva”, recorda. Quando ia a ser transportado para o Hospital de Santarém, descreve, teve uma paragem cardíaca, mas conseguiram reanimá-lo. Depois foi transferido de helicóptero para o Hospital de Santa Maria (Lisboa), onde esteve internado doze dias, seis deles em coma. Tiveram que lhe retirar também a vesícula. Passou ainda mais quatro meses em recuperação no Hospital de Santarém. “Nos forcados há sempre um toiro na vida. Este acidente foi o meu toiro”, desabafa o forcado que chegou a pegar cinco reses em corridas.
Em Fevereiro começou a fazer fisioterapia e já anda com a ajuda de uma canadiana, deixando a cadeira de rodas. “Sinto que estou a ultrapassar o maior obstáculo que me surgiu na vida”, diz. Aos jovens da sua idade aconselha a que se divirtam mas com limites. Porque “cometemos actos inconscientes por vezes. Era bom que tivesse sido o único a quem aconteceu um azar”, desabafa. Na sexta-feira, dia 22, os amigos organizaram uma corrida de toiros de solidariedade na praça de Almeirim para ajudar o jovem. Marcelo vive com a mãe que teve que se desempregar para poder ajudá-lo. Até ao fecho desta edição não foi possível apurar a receita do espectáculo.
In " Mirante On-Line"

Para quem não teve oportunidade de assistir ao evento e assim ajudar o Marcelo,ainda o pode fazer através de uma Conta de Solidariedade, para onde pode enviar ou depositar a sua contribuição.
Conta na CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS NIB 00 3500 60000 1840 4000 14
Marcelo Antunes

Sem comentários: