sábado, 23 de junho de 2007

Bombeiros de Almeirim dão formação


Terminou a 30 de Maio, uma acção de formação em socorrismo, fruto de um protocolo entre os Bombeiros Voluntários de Almeirim e a Escola Secundária da Marquesa de Alorna, também desta cidade.

Esta formação surgiu com o intuito de complementar a teoria leccionada na disciplina de Saúde e Socorrismo, do Curso Tecnológico de Acção Social (CTAS) do Ensino Pós Laboral, iniciado em 2004, com uma vertente necessariamente prática.

Durante seis semanas, e com a frequência de um dia por semana, os 11 alunos finalistas do 12º ano do referido curso que funciona em regime nocturno, tiveram formação em matérias essenciais para estes futuros Técnicos de Acção Social.

Conhecimentos estes que conferem não só uma melhor formação como também proporcionam um desempenho mais qualitativo das suas funções. Não esquecendo que a formação base em noções de socorrismo são sempre uma mais valia para qualquer cidadão e com aplicação em qualquer tipo de situação de um socorro primário, no dia-a-dia.

É de salientar a disponibilidade e boa vontade, da parte dos elementos formadores dos Bombeiros Voluntários, e da professora Maria do Céu Pinto, uma vez que sem a colaboração de ambos não seria possível levar a cabo este projecto, e que será interessante e benéfico dar-lhe continuidade através dos outros anos deste mesmo curso.

A opinião geral dos alunos do C.T.A.S. é de uma plena satisfação com esta actividade, tendo a mesma correspondido às expectativas iniciais criadas, e sendo os mesmos da opinião de que este tipo de formação, que além de ser actualizada, é cada vez mais necessária a qualquer pessoa, devendo mesmo fazer parte da formação cívica de cada um.

Sem comentários: