sábado, 2 de junho de 2007

Autoridade Nacional apresentou Força Especial de Bombeiros "Canarinhos"

Bombeiros Voluntários de Almeirim na Apresentação da Força Especial de Bombeiros "Canarinhos"



Decorreu hoje dia 2 de Junho a Cerimónia de Apresentação da Força Especial de Bombeiros - "Canarinhos", na Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.


A Cerimónia ocorreu de acordo com o seguinte alinhamento:

10h30 - Chegada da Alta Entidade que preside à Cerimónia;

Apresentação das Forças em Parada e Revista;

Integração do Estandarte Nacional;

Intervenção do Presidente da ANPC;

Entrega do Guião à Força;

Intervenção da Alta Entidade que preside à Cerimónia;

Desintegração do Estandarte Nacional;

Desfile.

A Força Especial de Bombeiros assume-se como unidade profissional de bombeiros apta a intervir em qualquer cenário no domínio da protecção e do socorro, seja em território nacional, seja fora do país.
Esta Força, que depende técnica e operacionalmente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, é constituída por quatro grupos que foram atribuídos a quatro distritos: Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre. De forma a garantir a gradual cobertura do território continental, prevê-se o alargamento da área de intervenção, em 2008, com uma segunda Companhia aos distritos de Évora e Beja.

Nesta fase inicial, a Força Especial de Bombeiros será primariamente utilizada no ataque inicial a incêndios florestais, por via aérea – helitransportada – ou por via terrestre.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
A nova força especial dos bombeiros vai chegar ao terreno transportada por helicóptero em equipas de cinco ou nove elementos.
São especialistas em incêndios florestais e vão actuar sobretudo nos quatro distritos mais complicados: Guarda, Castelo Branco Santarém e Portalegre.

É a primeira companhia do género em Portugal. É profissionalizada e responde directamente à Autoridade Nacional de Protecção Civil. Mas os 140 elementos têm um vínculo precário com o Estado, pois são contratados através das associações de bombeiros.
Mas mesmo sem estabilidade contratual a companhia especial está pronta para trabalhar, a um mês do início do período mais crítico dos incêndios.

In SIC On-Line

Sem comentários: