segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Transporte de doentes com um sistema de GPS

Os Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha equiparam a frota de ambulâncias de transporte de doentes com um sistema de GPS – que permite, no quartel, saber a cada momento a posição, a velocidade, os tempos de condução, os quilómetros percorridos, a identificação do condutor e até mesmo a temperatura dos carros.

Através de um computador pode seguir-se, em tempo real, o trajecto das ambulâncias, até ao pormenor da rua onde se encontram, em qualquer região do País.

“Isto permite-nos uma melhor gestão da frota que transporta doentes para os hospitais. Controla os desvios à rota, poupa combustível e diminui a factura de comunicações. Já não se perde tempo e dinheiro com chamadas telefónicas a perguntar onde estão e qual o serviço já efectuado”, diz António Marques, vice-presidente da associação humanitária dos bombeiros. “É possível efectuar mais serviços com as mesmas ambulâncias”, garante. Outra utilidade, segundo António Marques, é “controlar atrasos e visualizar o momento em que o doente entrou e saiu da ambulância, para que não haja a mais pequena dúvida”


Apesar de o sistema funcionar como um autêntico relógio de ponto virtual, António Marques assegura que “a função não é fiscalizar” os trabalhadores. “Além de sabermos o custo por quilómetro de cada viatura e as médias de consumo, recebemos avisos de manutenção do veículo, como a necessidade de mudar óleo, correias, pneus”.

ACIDENTES

Em caso de agressão, ameaça ou acidente, o gestor de frota pode também encaminhar de imediato os meios de emergência necessários para o local onde o veículo se encontra. Em caso de roubo, o sistema localiza o veículo e pode imobilizá-lo à distância.

A associação humanitária adquiriu este equipamento através de leasing, prevendo gastar quatro mil euros anuais (400 euros por ambulância. Espera no primeiro ano poupar quinze mil euros.

CAMPANHA DA AUTO-ESCADA

A associação humanitária dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha vai lançar uma campanha de angariação de fundos para aquisição de uma auto-escada de 37 metros para prestar socorro em prédios com mais de sete andares na cidade. É intenção da corporação arranjar beneméritos para adquirir cada um dos 120 degraus da escada, orçada em 560 mil euros. As empresas, entidades ou particulares que ajudarem a comprar um degrau terão o seu nome afixado no quartel da corporação. “É uma situação importante para a cidade que estamos todos a descurar, pois, se houver um incêndio acima do 7.º andar nas Caldas da Rainha, não temos condições de socorro”, alerta Abílio Camacho, presidente da associação.

APOIOS

EQUIPAMENTOS

Fatos de duas peças à prova de fogo são uma das maiores necessidades dos Bombeiros das Caldas da Rainha. Cada conjunto custa 300 euros e a corporação precisa de 100.

DONATIVOS

A comunidade emigrante das Caldas da Rainha radicada nos Estados Unidos, através da Associação regional Caldense, sediada em Newark, Nova Jersey, angariou 12 mil dólares (9230 euros) para apoio aos bombeiros da sua cidade natal.

APOIOS

A Câmara Municipal de Caldas da Rainha concedeu aos bombeiros da cidade a gestão de dois novos parques de estacionamento e pretende dar também a concessão de outros locais com paquímetros na cidade. A associação comercial local, no entanto, mostra-se contra esta parceria e defende uma taxa mais reduzida.
Francisco Gomes

In
http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=232506&idselect=10&idCanal=10&p=200

Sem comentários: