quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dia Internacional do Bombeiro - 4 de Maio


O Dia Internacional do Bombeiro é comemorado a 4 de Maio.
(em inglês, International Firefighters' Day (IFFD))

A instituição desta data enquanto Dia Internacional do Bombeiro deveu-se à iniciativa de JJ Edmondson, um bombeiro voluntário do estado de Vitoria (Austrália) que, após as imensas homenagens prestadas a cinco companheiros falecidos num incêndio, decidiu unir esforços a nível internacional para estabelecer um dia dedicado aos bombeiros de todo Mundo.

Durante semanas foram avaliadas diversas propostas de datas para este dia simbólico. Finalmente foi escolhido o dia 4 de Maio para coincidir com a comemoração do dia de S. Floriano, o santo padroeiro dos bombeiros em muitos países europeus, por ter sido o primeiro comandante, de que há registo, de um esquadrão de legionários romanos cuja missão permanente era lutar contra o fogo.

O consenso acabou por ser geral. Afinal S. Floriano e os seus homens lutaram pelos mesmos ideais que norteiam os bombeiros de hoje com dedicação e bravura.

Tal como em todo Mundo, os bombeiros portugueses desempenham um papel principal na protecção civil nacional. Hoje é o dia de lhes prestar a devida homenagem bem como a todos os que perderam a vida no cumprimento da mais nobre das missões.

Sem comentários: