quinta-feira, 5 de maio de 2011

CDOS de Santarém passa a CNOS Alternativo


O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, que está instalado em Almeirim desde Setembro de 2009, passou a ser considerado o Centro Nacional de Operações de Socorro (CNOS) alternativo.

Quer isto dizer que, se a estrutura principal da Protecção Civil em Lisboa deixar de ficar operacional por catástrofe ou outro qualquer motivo, o comando nacional de socorro passará a estar concentrado em Almeirim, sendo esta a base de resposta a todas as situações de emergência.

A novidade foi dada pelo presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Arnaldo Cruz, durante a cerimónia de assinatura do protocolo para a construção da futura base do grupo de Santarém da Força Especial de Bombeiros em Almeirim, que decorreu na quarta-feira, 4 de Maio.

A cidade ribatejana foi escolhida pela sua localização central, a nível do país, e pela excelente rede de acessibilidades à sua volta, justificou Arnaldo Cruz, explicando que esta situação vai manter-se até à construção definitiva de um CNOS alternativo em Viseu.


Algumas Informações sobre o CDOS de Santarém:

Agregando as instalações dispersas entre Santarém e Tomar, o CDOS de Santarém, instalou-se em Almeirim num local arrendado pela Câmara Municipal e graciosamente cedido à ANPC por 18 meses.

As obras de adaptação e instalação decorreram durante 25 dias, num investimento total de 250.000 EUR, (ANPC) sendo inaugurado a 9 de Setembro de 2009, pelo Secretário de Estado da Protecção Civil.

O espaço que inicialmente contava com 480 m2, foi acrescido em mais 150 m2, e o custo do arrendamento é agora assumido pela ANPC.

À data de hoje, o investimento total ascende a 300.000 EUR (ANPC) e a sua área total é de 630 m2.

Caracterizado como um CDOS de 3ª geração, tem sido considerado, pela sua funcionalidade e baixo custo, um CDOS modelo.


Sem comentários: