segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CDOS ALMEIRIM provisoriamente no Lezíria Retail Park

Texto de:João Nuno Pepino Fotos de:João Nuno Pepino

A Câmara Municipal de Almeirim vai arrendar um espaço de 450 m2 no Lezíria Retail Park para instalar provisoriamente o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, até à construção definitiva de um edifício de raiz num terreno também já cedido pela autarquia.

“Esta foi a solução que encontrámos para termos o CDOS a funcionar em Almeirim o mais depressa possível”, disse ao nosso jornal o vice-presidente da autarquia, Pedro Ribeiro, adiantando que a transferência dos serviços deverá ficar concluída durante o mês de Setembro.

Esta decisão foi aprovada na última reunião extraordinária do executivo municipal, realizada a 29 de Junho, apenas com o voto contra do vereador independente Francisco Maurício.

A Câmara pagará 2.500 euros mensais por um contrato de arrendamento de um ano e meio, pelo menos, até as novas instalações do CDOS estarem concluídas.

A Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) deverá lançar o concurso público para a construção do edifício em Outubro, com candidatura ao QREN.

“Se tudo correr bem, penso que a inauguração poderá ocorrer no primeiro trimestre de 2011, até porque se trata de uma obra particularmente simples, uma vez que estas estruturas obedecem a projectos tipificados e já existentes, que precisam apenas de pequenas adaptações”, explicou Pedro Ribeiro.

O Lezíria Retail Park, na zona industrial da cidade, foi construído em 2002 pelo empresário Marques Varela, da Chamusca, mas tem estado fechado desde então, sem nunca ter entrado em funcionamento e sem empresas alojadas no interior.

A instalação provisória do CDOS neste local permite que deixe de funcionar dividido entre Santarém, onde estão os serviços administrativos, e Tomar, que concentra a parte operacional.

O anúncio da centralização do CDOS em Almeirim foi feito no passado mês de Junho pelo secretário de Estado da Protecção Civil, José Medeiros, durante o 60º aniversário dos bombeiros voluntários.

In O Ribatejo

Sem comentários: