domingo, 7 de junho de 2009

Centro de Operações de Socorro transferido para Almeirim

Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS)


O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) actualmente a funcionar em instalações separadas em Tomar e Santarém, vai ser concentrado em Almeirim. A novidade foi transmitida pelo secretário de Estado da Protecção Civil, José Medeiros, durante a cerimónia comemorativa dos 60 anos dos Bombeiros Voluntários de Almeirim. O governante disse que existe um parecer técnico que indica a cidade como a melhor localização para a instalação da estrutura operacional e que vai homologar o projecto.
A Câmara de Almeirim já tem um terreno reservado para o efeito na zona de actividades económicas da cidade, onde vai ser construído o edifício. Neste momento a central de operações, a partir da qual são accionados os meios para as diversas ocorrências, como incêndios, funciona em Tomar, num espaço do quartel dos bombeiros locais que já é considerado exíguo. A parte administrativa está instalada em Santarém no edifício do governo civil. No CDOS estão também instalados os elementos da GNR responsáveis pela coordenação da prevenção de incêndios.
Há algum tempo que se procurava uma solução para acabar com as limitações de espaço do centro distrital. Chegou a colocar-se a hipótese deste ser instalado no antigo edifício do Centro da Área Educativa da Lezíria do Tejo, em Santarém, que está abandonado. O governo civil chegou a negociar a requisição do espaço que neste momento está na posse do Ministério das Finanças e que seria sujeito a obras de adaptação. Ainda não há uma data para o início da construção do novo CDOS.
Recorde-se que em Almeirim, num espaço do quartel dos bombeiros voluntários já funcionou uma estrutura de comando que coordenava várias corporações de bombeiros, na altura o Centro Coordenador Operacional da Lezíria. Este que deu lugar em conjunto com a outra estrutura existente no Médio Tejo ao actual Centro Distrital de Operações de Socorro que incide sobre todo o distrito de Santarém.

Sem comentários: