segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ferido amarrado a banco da ambulância


29 Setembro 2008 - 00h30

Alpiarça: Instituto Nacional de Emergência Médica investiga caso

Um ferido num acidente de viação foi transportado para o Hospital de Santarém sentado e amarrado a uma cadeira da ambulância, que levava ainda um segundo sinistrado deitado na maca.




O sinistrado (na foto) foi transportado ao Hospital de Santarém sentado na ambulância dos Bombeiros

A ordem para que o transporte se efectuasse nessas condições foi dada pelo médico da equipa da Viatura Médica de Emergência Rápida (VMER) e o caso já foi alvo de uma queixa, que o INEM quer ver investigada.

O acidente de viação, que provocou sete feridos ligeiros, ocorreu em Salvador, Chamusca, no dia 4. Ao local acorreram três ambulâncias e a VMER do Hospital de Santarém. Segundo a exposição, a que o CM teve acesso, foi o médico da VMER quem deu ordens aos Bombeiros de Alpiarça para que as duas vítimas fossem transportadas na mesma ambulância, uma deitada na maca e a outra sentada e presa à cadeira do veículo de socorro.

"Efectuámos o transporte, mas à inteira responsabilidade do médico", confirmou ontem o comandante dos Bombeiros Municipais de Alpiarça, adiantando que "a equipa da ambulância alertou-o para o facto do transporte não poder ser efectuado naquelas condições e informou-o de que não se podem transportar dois feridos no mesmo veículo, mas o médico assumiu a responsabilidade por inteiro".

O caso foi exposto ao INEM, que reencaminhou a carta para o Hospital de Santarém, por se tratar de uma "questão operacional", disse o director de comunicação da instituição, Pedro Santos, adiantando que "quaisquer futuras diligências" serão tomadas pelo próprio Hospital. O CM tentou obter esclarecimentos junto do Hospital, mas os responsáveis pelo serviço estavam de folga.

EXPOSIÇÃO

CARTA AO INEM


A situação está descrita numa carta enviada ao INEM por um bombeiro profissional, que "solicita esclarecimentos sobre a actuação do médico da VMER".

PROCEDIMENTO

O autor da carta questiona o procedimento do médico e deixa uma pergunta: "Será que pelo facto de ser médico passa por cima de todos os manuais e formação na área?"

RECICLAGEM

"Começo a pensar, que alguns médicos deveriam ir fazer uma reciclagem e vestir a pele da vítima durante um transporte", escreve o autor da carta ao INEM.



João Nuno Pepino In Correio da Manha

4 comentários:

Anónimo disse...

Todos nós cometemos erros e quem fez a exposição ao INEM devia ter vergonha, pois a corporação aonde trabalha comete imensos erros de protocolos.
ou o sr em causa ja se esqueceu que os TAS ou TAT que fazem de tripulantes da Ambulancia do INEM, sim do INEM e não da CMS, cometem muitas acçoes que podem ser consideradas crime.
Por exemplo Administração de farmacos, Entubaçoes entre outras, e destas tambem tiram fotografias e pedem esclarecimentos ao INEM??? não sabem que em Portugal não o podem fazer é da EXCLUSIVA competencia de médicos e enfermeiros.
Cada macaco no seu galho.
Olhem para o Vosso umbigo quando chegarem a casa e reflitam que coisas menos boas é que eu hoje fiz!!!!!!

Anónimo disse...

Não conheço nenhum Bombeiro que nunca tenha cometido nenhum erro, mas existem erros e erros. Vergonha deveriam ter os tripulantes da Ambulancia de Alpiarça, existem erros que só se cometem por burrice e este foi um deles. Estas chamadas de atenção servem para que cada vez mais se sinta a necessidade que a formação é o caminho a seguir. Tentar defender estas situações com exemplos de outras corporações so demonstra o caracter que algumas pessoas têm.

TCR disse...

Eu sou Bombeiro ...
Erros todos Cometem ...
Mas desde ja afirmo que sobre este assunto quem fez o mail para o INEM a solicitar um Esclarecimento, não esteve presente no Acidente nem estava presente no HDS a chegada da referida Ambulancia. A Informação transmitida não corresponde a verdade e deviam primeiro ter tentado saber o que se passou e só depois tiras as devidas elações ...
Só é pena que com esta Atitude alguns Bombeiros em vez de Remarem o mesmo Barco para Bom Porto, estejam a por os Bombeiros uns contra os Outros. Porque Errar é Humnano e ninguem sabe o dia de Amanha, nem como reagir na Hora a determinada situação.

Anónimo disse...

Questiona-se a actuação Médica!
Questiona-se a actuação da Tripulação!

E quem tirou a fotografia e faz a exposição, não deverá ser questionado?

Ao que julgo também vem nos manuais, o funcionamento e a organização do SISTEMA INTEGRADO DE EMERGÊNCIA MÉDICA, assim como as NORMAS DE CONDUTA.

Talvez mais alguém deveria fazer uma reciclagem.

Existem protocolos de actuação que devem ser uniformizados, mas também existem normas nas Instituições que devem ser cumpridas.
Não me parece a forma mais correcta de conduzir este assunto, nem traz mérito nem prestigio para nenhuma das Organizações.

"Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego." Abraham Maslow