sábado, 15 de setembro de 2007

Mulher baleada durante fuga à GNR em Almeirim : distúrbios começaram em bar de ‘alterne’


Uma mulher de 29 anos foi baleada na cabeça, ao que tudo indica por um elemento da GNR, ontem de madrugada, após uma tentativa de fuga e uma troca de tiros com as autoridades policiais, em Almeirim. Está hospitalizada mas não corre perigo de vida.Fuga de automóvel terminou junto à Praça de Touros de Almeirim

“Teve muita sorte. Se o projéctil a atingisse uns centímetros mais abaixo provavelmente já não estava cá”, revelou Sebastião Barba, director do Serviço de Urgências do Hospital de Santarém.

As circunstâncias que originaram os ferimentos começaram a desenhar-se pouco depois da meia-noite, junto a um bar de ‘alterne’ no Vale de Santarém. A GNR foi alertada para a existência de distúrbios junto ao estabelecimento, provocados por um casal que estava armado. Uma patrulha dirigiu-se ao local mas encontrou apenas algumas testemunhas. Quando as identificava, o casal regressou e efectuou vários disparos para o ar, fugindo de seguida.

Foi lançado um aviso para os postos da GNR mais próximos e accionada a Equipa de Intervenção do Destacamento Territorial de Santarém.

Pouco depois, o carro suspeito era detectado na cidade de Almeirim, parado num semáforo. Os militares tentaram uma abordagem à viatura, só que o condutor meteu a marcha-atrás e acelerou em direcção aos guardas, tentando atropelá-los. Ao mesmo tempo, foram disparados vários tiros.

Segundo informações da GNR, os militares reagiram e efectuaram também alguns disparos “no sentido de intimidar e imobilizar os indivíduos”. Apesar da troca de tiros, o casal conseguiu fugir novamente.

Vinte minutos mais tarde, viriam a ser interceptados noutra zona da cidade, junto à praça de touros.

A mulher tinha sido atingida por uma bala na cabeça e estava ferida. Depois de assistida no local, deu entrada nas Urgências do Hospital de Santarém, com “uma lesão no cérebro, mas estava acordada e cooperante”. A bala “não atingiu zonas vitais” e, a manterem-se as previsões dos médicos que a assistiram, “não corre perigo de vida”, disse Sebastião Barba. Depois de estabilizada, a vítima foi transferida para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O homem ficou detido e o caso seguiu para a Polícia Judiciária, a quem ficou entregue a investigação.

FISCALIZAÇÕES FREQUENTES

O bar de ‘alterne’ onde começou a confusão, no Vale de Santarém, tem sido alvo de diversas operações de fiscalização pelas forças de segurança.

O estabelecimento promove espectáculos de ‘strip-tease’ e é um dos mais procurados da zona. Como tem ao seu serviço muitas mulheres estrangeiras, as operações policiais têm procurado, sobretudo, indícios de prostituição e auxílio à imigração ilegal.

Nas rusgas, a GNR tem sido acompanhada também por elementos da Inspecção das Actividades Culturais, cuja missão é verificar se os discos usados no estabelecimento são ou não pirateados.

OUTROS CASOS

MORTE NO BARREIRO

Um jovem de 19 anos foi baleado mortalmente por um militar da GNR no Barreiro, na madrugada do dia 6 de Fevereiro, quando fugia aos guardas.

ATROPELOU MILITAR

O condutor, de 27 anos, de um veículo em fuga foi baleado em Março passado, em Elvas, por um militar da GNR, após ter desrespeitado a ordem de paragem e ter tentado atropelar diversos guardas. Um dos militares ficou ferido, sem gravidade, ao ser atingido pelo veículo.

OPERAÇÃO STOP

Um militar da Brigada Fiscal da GNR de Vila Real de Santo António atingiu a tiro, em Agosto passado, um homem que fugiu a uma operação stop na Ponte do Guadiana.

Francisco Pedro

In http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=257984&idselect=10&idCanal=10&p=200

Sem comentários: