sábado, 29 de setembro de 2007

Exercicio de Salvamento em Grande Ângulo


Na passada quinta-feira dia 28/09/07 decorreu em Fazendas de Almeirim, concelho de Almeirim um exercicio de salvamento em grande ângulo organizado por esta corporação.

O corpo de Bombeiros de Almeirim por ano tem muitas ocorrências de quedas de pessoas em poços ( involuntárias ou por suicídio ) mas também o salvamento de animais.

Este exercicio teve como finalidade praticar uma das muitas técnicas que se aprende neste curso ( salvamento em grande ângulo ).

O cenário criado para a realização deste exercicio foi o seguinte:
No local tinhamos um poço com cerca de 13 metros de profundidade no fundo do poço uma vítima ( Bombeira ) que tinha de ser resgatada pois tinha caido dentro do mesmo.

Ao chegar ao local e dada a situação dois Bombeiros ( recuperadores ), equipam-se com os equipamentos de protecção individual ( arnês tipo C e D ), cada um prepara o seu cabo ( semi-estático ), para descer e desce rápidamente para junto da vítima a fim de ser saber o estado da vítima e para que seja dada a assistência necessária.



Enquanto os recuperadores descem os restantes elementos da equipa preparam todo o material de socorrismo que vão colocar dentro de uma maca cesto que servirá para assistirem a vítima e retirá-la dentro do poço.
Os elementos da equipa á superficie do poço criam pontos de amarração para ser feita uma ou duas desmultiplicações duplas(conforme o tipo de resgate),para retirar a maca com a vítima imobilizada do poço.

Quando isto tudo preparado o chefe que está á superficie vai coordenar toda a operação de resgate com os dois recuperadores que irão acompanhar a vítima até á superficie.


Esta corporação tem cerca de 13 elementos formados nesta área. Estes exercicios são muito importantes que sejam praticados para que em situações reais a resposta seja rápida e eficaz para melhor assistência á população do concelho de Almeirim...

Sem comentários: