segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Curso de Condutores de Embarcações de Socorro.


Realizou-se entre os dias 14 e 23 de Setembro,uma formação conjunta entre as Corporações dos Bombeiros Voluntários de Almeirim e Bombeiros Municipais de Alpiarça, formação essa que certficou 12 novos (Marinheiros,8 da Corporação de Almeirim e 4 dos Municipais de Alpiarça, que ficam assim habilitados a manobrar Embarcações de Socorro.
O Curso foi administrado pelo Formador da Escola Nacional de Bombeiros, Exm Sr. Paulo Mendes(Bombeiro nos Municipais de Tomar),um excelente profissional e um novo grande amigo, desta classe que agora se formou.(Classe dos BATATAS 2007).
O Curso teve a duração de 35h, distribuido por módulos de formação teórica e exercicios práticos.
Processou-se por 2 fins de semana,tendo sido as aulas repartidas pelas instalações das Corporações de Almeirim e Alpiarça.
O primeiro fim de semana do Curso realizou-se em Almeirim,com a formação teórica na sexta feira 14 e no Sábado dia 15,no Domingo 16,foram efectuados exercicios prácticos com as embarcações,(para conhecimento das mesmas),no Porto da Courela, no Rio Tejo(Concelho de Almeirim)durante a manhã,seguindo-se o tradicional almoço nas instalações de Almeirim, sendo retomado a Formação durante a tarde no Paúl de Muge(Casa Cadaval).

A parte final do Curso, foi realizada nas instalações dos BM Alpiarça,tendo-se iniciado na Sexta-Feira 21, com o exame escrito, que para agrado de todos,obteve notas que oscilaram entre os 17 e 20 valores, facto que ressalva o empenho da classe nesta formação.
Durante o Sábado 22,foi retomada a formação prática no Porto da Courela, e na Barragem de Alpiarça, desta feita, já com exercicios de simulação de recuperação de náufragos, e de manuseamento das embarcações em vários tipos de manobras de obstáculos, e atracagem.
Sendo desta feita servido de forma excepcional o repasto nas instalações dos Municipais de Alpiarça.

No Domingo 23, foram efectuados os exames finais de forma individual,tendo sido cada formando, testado e avaliado em todas as manobras que foram ministradas no decurso desta formação.

Depois de concluido os exames, uma surpresa aguardava a classe,testar um dos requisitos para frequência deste curso,saber nadar,na piscina das excelentes instalações dos Municipais de Alpiarça.

O Almoço final,
promoveu alguns momentos sempre agradáveis de convivio, que antecederam o Debriefing do Curso com a presença dos Srs.Comandantes das Corporações de Alpiarça e Almeirim,que efectuaram o encerramento do Curso com a satisfação de todos pelos resultados obtidos por esta classe, tanto a nivél operacional como pessoal entre ambas as corporações, abrindo as portas a novas formações conjuntas.

Para finalizar o Formador da ENB,Exm Sr Paulo Mendes,demonstrou o seu agrado pela forma empenhada e divertida desta turma, que em muito contribuio para a boa qualidade desta formação.
Uma nota para o Comandante dos BM de Alpiarça Sr António João, também um dos elementos que integrou esta turma, que demonstrou uma humildade de louvar e uma grande disponibilidade,a qual tornou possivel a utilzação de todas as embarcações do seu corpo de bombeiros, dando uma maior noção da manobrabilidade entre diferentes tipos de embarcações.


Sem comentários: