sexta-feira, 30 de março de 2007

Telecomunicações novos serviços para bombeiros

Duas empresas de comunicações apresentaram esta quarta-feira em Santarém equipamentos desenvolvidos para a protecção civil e os bombeiros, que visam "facilitar" a tarefa destas entidades, resolvendo, através da tecnologia, "as situações com mais eficiência e eficácia".


Pedro Cadete, director de marketing da Ribatel, empresa criada há 20 anos em Santarém, disse à agência Lusa que, com a Movensis, empresa com sede em Lisboa, foi desenvolvido um conjunto de "soluções estáveis", mais fiáveis nos períodos de catástrofe, calamidade ou mesmo acidente, quando os meios actualmente usados, como o telemóvel, podem falhar.

As aplicações desenvolvidas pelas duas empresas permitem o envio de informação precisa sobre o tipo de sinistro, localização, meios necessários, o contacto selectivo (por exemplo para desencarceramento, incêndio urbano, inundação) ou o envio de pontos de situação da ocorrência para responsáveis governamentais, autarcas, comunicação social.

Os bombeiros de Carnaxide utilizam já uma solução desenvolvida pela Movensis, em parceria com a Vodafone, que permite a comunicação com as equipas de socorro e a difusão de informação diferenciada para grupos pré-definidos, disse Mário Leal, da Movensis.

Pedro Cadete adiantou que as aplicações hoje apresentada em Santarém a perto de 40 comandantes de corporações de bombeiros "estão mais que testadas".

Segundo disse, a parceria com a Movensis surgiu da necessidade de explorar um "nicho de mercado" que é amplo, dada a possibilidade de adaptação a realidades tão diferentes como a protecção civil, o apoio a pessoas doentes que necessitem emitir um sinal de alerta ou a simples informação de que a revisão do carro está pronta e o cliente pode ir buscá-lo à oficina.

A trabalhar há duas décadas no mercado das telecomunicações, que considera "esgotado", a Ribatel acredita que o produto hoje apresentado representa uma "mais valia" e uma "inovação" que oferece "um leque sem fim de oportunidades".

O Mirante

1 comentário:

Fer disse...

Olá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se paga rápido, rápido.
Veja: www.safesoft.com.br/pabx/