quinta-feira, 15 de março de 2007

Formação de Militares da GNR para pilotar helicópteros começa este ano

O ministro da Administração Interna, António Costa, afirmou hoje que a formação dos militares da GNR para pilotar helicópteros de combate a incêndios vai começar este ano, uma decisão que mereceu a contestação da Associação Nacional de Bombeiros.
O governante justificou a nova função de Guarda Nacional Republicana (GNR) com "a falta de disponibilidade da Força Aérea" e com a utilização destes meios aéreos, adquiridos pelo governo, noutras situações ao longo do ano que são acompanhadas pela GNR.

"Os helicópteros adquiridos não são só para o combate aos incêndios florestais, mas também para outras utilizações como busca e salvamento, patrulhamento de fronteiras e apoio à actividade policial", desta forma, "faz sentido que sejam pilotados por uma força que está presente em todas essas situações", afirmou António Costa.

O processo vai ser progressivo ao longo de sete anos, tendo início a formação até ao final deste ano.

O anúncio indignou Fernando Curto, presidente da ANB, que considerou estarem a ser dados "muitos poderes" à GNR que, segundo o próprio, "não tem condições para os receber".

Além disso, Fernando Curto lamentou que o governo, com esta aposta na GNR, esteja a "desvalorizar os bombeiros", não apostando na sua formação.

"Não conheço nenhum país da Europa onde se tirem poderes dos bombeiros para dar à GNR, havendo sim um complemento nas actividades", sublinhou.

Também Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), disse temer que o governo venha a tornar "o Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS) da GNR numa força de bombeiros que o Estado não tem".

Duarte Caldeira afirmou que se está a "desfocar e descaracterizar uma força natural de protecção e socorro, ganhando dimensão uma força de segurança numa missão que por norma não seria a sua".

"A GNR está a assumir funções que nós consideramos que seria mais adequado serem exercidas pelos bombeiros, isso é indiscutível", disse.

As declarações sobre a nova função da GNR de pilotagem de helicópteros foram proferidas durante a 12º edição do Segurex - Salão Internacional de Protecção e Segurança.

O ministro da Administração Interna, acompanhado pelos os representantes das forças de protecção e segurança, visitou o certame que tem registado um aumento de expositores, de visitantes e de área, nos últimos anos.


Além disso, António Costa assistiu a um simulacro de um sequestro a um autocarro que foi prontamente resolvido pelo Grupo de Operações Especiais e pelo Corpo de Intervenção da PSP.

O Segurex abrange todos os segmentos da segurança, nomeadamente a segurança de pessoas e bens, a protecção contra a intrusão, o roubo e a agressão, o controlo de acessos e vigilância, a segurança no trabalho, a protecção e higiene laboral, a protecção e combate a incêndios, os meios de socorro e salvamento, a segurança contra riscos naturais e a segurança na circulação aérea, marítima, rodoviária e ferroviária.

Agência Lusa

António Costa adere à blogosfera
2007/03/12 | 12:27 || Marta Sofia Ferreira
E divulga novo site de opinião do MAI com vídeo no YouTube

O Ministério da Administração Interna (MAI) aderiu à blogosfera e criou um site de opinião. O lançamento estava previsto para dia 14 de Março, de forma a coincidir com a inauguração do «Segurex», o Salão Internacional da Protecção e Segurança a realizar na FIL. No entanto, o ministro António Costa decidiu antecipar a estreia do blog para responder à crónica de Vasco Pulido Valente, intitulada «O Estado-polícia».

O anúncio do blog «A Nossa Opinião» está a ser divulgado através do YouTube. Esta componente de opinião é uma das várias novidades que o novo site do MAI (mai.gov.info) vai apresentar, a partir do dia 14. Aqui, os cidadãos vão aceder aos discursos do responsável da Administração Interna, através de vídeos no formato YouTube.

Também vão ser disponibilizados sons e imagens da actividade governamental e fotografias do dia-a-dia dos agentes da PSP e da GNR, em actividades como acções de rua, patrulhas e assistência a vítimas.

O site de opinião vai ser «alimentado» pelo ministro António Costa, que decidiu que «a crónica de Vasco Pulido Valente "O Estado-polícia" justifica e merece as honras de uma ante-estreia». A crónica foi publicada no jornal Público no passado sábado, dia 10 de Março.

O blog evoca, logo após o título, o artigo 19.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos: «Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão».

Esta é outra das provas que a classe política tem dado de que está empenhada em aderir ao «choque tecnológico» e em avançar com a política 2.0. A mais recente, e talvez a maior até agora, foram as mensagens que o Presidente da República, Cavaco Silva, deixou aos portugueses no site da presidência, através de vídeos do YouTube, durante a sua viagem à Índia.

Sem comentários: