terça-feira, 20 de março de 2007

Certificado de Aptidão Profissional


Certificação Profissional de Bombeiro - Portaria 247/2004 de 6 de Março

A portaria 247/06 de 6 de Março de 2004, confere à Escola Nacional de Bombeiros, o estatuto de entidade certificadora para o Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de Bombeiro.

Esta certificação pode ser obtida por 3 vias:

Formação - Curso de Qualificação Inicial de Bombeiro

Experiência

Equivalência de títulos

Pela Via da Formação - aqueles que frequentaram com aproveitamento o curso de qualificação Inicial de Bombeiro, previa e devidamente Homologado pela ENB.

Pela Via da Experiência - Aqueles que possuam a escolaridade mínima obrigatória à data de nascimento e que possuam no mínimo 5 anos de experiência como Bombeiros em Regime de Permanência.

Pela Via da Equivalência de títulos - Aqueles que provêm de outro país da Comunidade Europeia, com titulo profissional equivalente.

Desde a sua entrada em vigor, em Junho de 2004, até à presente data, a ENB recebeu mais de duas centenas de processos para certificação individual. Neste momento verifica-se que já foram emitidos por esta escola mais de três dezenas de certificados e duas Homologações de Curso de Qualificação Inicial de Bombeiro.

Homologação de Cursos:

As entidades que queiram dar início ao processo de homologação de um curso de Qualificação Inicial de Bombeiro, segundo o disposto no artigo 9º da portaria 247/2004, de 6 de Março, devem entrar em contacto com a ENB.

Disponível:

Portaria 247/2004 de 6 de Março

Perfil do Bombeiro segundo o Boletim de Trabalho e Emprego

Valor das despesas administrativas: 50 euros - Certificação individual, 250 euros - Homologação de Curso

Sem comentários: