segunda-feira, 4 de abril de 2011

Bombeiros de Almeirim já têm DAE


Foi hoje entregue aos Bombeiros Voluntários de Almeirim pelo INEM um DAE (Desfibrilhador Automático Externo)


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) entregou hoje 101 Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) a Corpos de Bombeiros de todo o país. As ambulâncias destas 101 corporações vão passar assim a contar com estes equipamentos, naquela que é a segunda fase do alargamento do Programa de Desfibrilhação Automática do INEM aos bombeiros.

O Sr. Presidente da Direcção acompanhado do Sr. Comandante estiveram na cerimónia de entrega dos DAE para receber o Equipamento destinado aos Bombeiros de Almeirim.

Com este equipamento os Bombeiros de Almeirim vão melhorar substancialmente a Qualidade do Socorro prestado em Caso de Paragem Cardio-Respiratória.


O Desfibrilhador Automático Externo é um dispositivo portátil que permite, através de eléctrodos adesivos colocados no tórax de uma vítima em paragem cardio-respiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque eléctrico. O DAE regista som, electrocardiograma (ECG), fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados e indica o choque ou não, segundo o algoritmo pré-definido.

“Por ano, morrem mais de 700 000 adultos na Europa, vítimas de doença cardiovascular, fazendo desta a primeira causa de morte no mundo Ocidental. Destes, pelo menos 40% morrem de morte súbita cardíaca, antes de chegarem ao hospital.
Na impossibilidade de ter um médico em cada local, muitas vidas podem ser salvas se as pessoas em redor ligarem 112, e se devidamente formados/treinados, iniciarem suporte básico de vida (SBV) e providenciarem desfibrilhação automática externa (DAE) em poucos minutos.
O objectivo de um Programa de DAE é melhorar a taxa de sobrevivência de pessoas que sofram morte súbita cardíaca. Programas de DAE eficientes administram o choque à vitima entre 3 a 5 minutos após o colapso.”

In site INEM”

Sem comentários: