quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Secretário de Estado diz que instalação do CDOS em Almeirim não é um favor político




As instalações provisórias do Comando Distrital de Operações de Socorro vão permitir a ligação dos sistemas de comunicações através de fibra óptica, quando a central operacional for transferida de Tomar para Almeirim, onde já estão instalados os serviços administrativos e técnicos. O espaço provisório vai funcionar no Lezíria Retail Park até que seja construído um edifício de raiz a cerca de cem metros, na zona industrial de Almeirim. No terreno já estão a decorrer trabalhos geológicos dos solos e topográficos. Estima-se que o edifício esteja concluído daqui por um ano.


Na cerimónia de abertura do CDOS em Almeirim, o secretário de Estado da Protecção Civil, José Medeiros, fez questão de agradecer o apoio que a Câmara de Tomar deu ao longo dos últimos 21 anos em que o CDOS está instalado na cidade. E sublinhou que a concentração em Almeirim dos serviços administrativos e técnicos, que funcionavam em Santarém, e a central operacional, ainda em Tomar mas que vai ser transferida em Outubro, não é um “favor político” nem “partidário”.


José Medeiros Recordou que durante algum tempo tentou-se encontrar um espaço em Santarém, por ser a capital de distrito, mas nunca foi possível encontrar uma solução adequada. “A localização do CDOS podia ser num sítio qualquer, mas é em Almeirim porque foi aqui que se reuniram um conjunto de facilidades”, disse o secretário de Estado. Recorde-se que a Câmara de Almeirim alugou umas instalações para a instalação provisória do comando e cedeu o terreno para o novo edifício a construir.
In Mirante On Line

3 comentários:

Anónimo disse...

Não se conseguiu um local em Santarém? Então as antigas instalações da DREL não serviam depois de adaptadas? Ou será que Santarém é diferente dos outros Distritos? Será que Santarém por estar lá no alto tem um risco sismico maior do que Almeirim tem em relação ao risco das cheias? Não são favores politicos nem partidários? Mas por acaso Almeirim e o governo são da mesma cor enquanto que Tomar e Santarém são de cores diferentes. Mas vá lá. Agradeceram à Cãmara de Tomar por ter sabido pagar as despesas do CCO e do CDOS nestes 21 anos (só)e ter sempre feito tudo o que os senhores das estrelas lhe pediram ao longo dos anos. Não nos esqueçamos que o CCO de Tomar foi o primeiro do País e cobria não só a parte norte do Distrito de Santarém, em banda alta, há muitos anos, como cobria parte dos Distritos de Portalegre e de Castelo Branco. Tomar foi um exemplo que deu muitos frutos e não deveria ser esquecida desta forma se não existisse tanta ingratidão como ignorância da razão das coisas.
Mas porque é que a Câmara de Tomar está calada? O tempo, que é o grande mestre da vida, o dirá...a seu tempo!

Anónimo disse...

V. Exa. que colocou o comentário anterior importa-se de explicar quando é que alguma vez as cheias afectaram a Zona Industrial de Almeirim, onde irá ser construido o CDOS? E de facto o risco sismico é mais elevado em Santarém meu caro Senhor.Aliás o edifício da DREL quando foi construido não teve certamente em conta, face ao tempo em que foi construido, as regras de construção anti sismica,facto que na cosntrução das instalações futuras será levado em consideração, não fosse os estudos geotécnicos prévios que já estão a ser efectuados.

Percebeu, ou é preciso explicar melhor?

Anónimo disse...

Este distrito de facto e caso unico a nivel nacional o cdos não estar na capital de distrito.Ate podia ir para o sardoal sempre ficava mais perto para a escola do codis.