quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Canarinhos recebem formação na Pista das Moitas

Canarinhos recebem formação na Pista das Moitas

A Sede da Brigada Permanente dos Bombeiros do Distrito de Castelo Branco, situada na Pista das Moitas, Proença-a-Nova, está a receber até ao dia 15 de Fevereiro, cerca de 100 bombeiros que se encontram em formação para ingressarem na Força Especial de Bombeiros.
Este grupo é composto por bombeiros dos Distritos de Castelo Branco, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja, Santarém e Guarda.
Os homens que estão na Pista das Moitas, conhecidos como canarinhos, integram a 2ªCompanhia, que irá guarnecer os distritos de Évora, Beja e Setúbal. Pelas Moitas vão passar quatro grupos, de 30 elementos cada. Cada um deles permanece cerca de uma semana.
Neste momento, os grupos estão a treinar técnicas de combate a incêndios florestais, com helicóptero e veículos, para fazer uma 1ª intervenção. Nestes testes é usado material sapador, de segurança e protecção individual. Os exercícios prendem-se com a aquisição de técnicas de combate directo, indirecto e combinado aos fogos florestais. Os homens recebem também formação específica de helicordagem, que consiste em descer de um helicóptero por meio de cordas, semelhante ao rappel, que pode ser usado em caso de incêndio.
São ainda ministrados conhecimentos sobre liderança e gestão de conflitos, coordenação de meios, embarque e desembarque da aeronave, ou seja, aprender a entrar e a sair no helicóptero, montagem e desmontagem do balde, colocação e manutenção das ferramentas, ordem unida e disciplina(para criar coesão de grupo), técnicas de marcha(por exemplo para usar numa cerimónia oficial), trabalho em equipa, em que cada um tem que conhecer bem as tarefas que vai desempenhar e abertura de faixas de contenção, com recurso a material sapador.
Na criação das faixas de contenção é usado diverso material, desde pás, enxadas, ancinhos, batedores, extintores dorsais e foição. As faixas são realizadas em áreas onde o fogo já está extinto, como forma de prevenção contra novos reacendimentos e também em situações de combate directo às chamas, em que se abrem faixas de contenção antes do fogo chegar e impedir o seu avanço.
A formação é ministrada pela Escola Nacional de Bombeiros, em parceria com a Autoridade Nacional de Protecção Civil. As técnicas de embarque e desembarque são fornecidas fazendo uso de um helicóptero estacionado em Santa Comba Dão, mas que se desloca todos os dias para as Moitas.
Uma vez que se pretende que seja uma força profissional, os canarinhos vão receber, ao longo de 2008, outro tipo de formação, de forma faseada, com vista a prepará-los para actuarem noutras situações no território nacional ou internacional, desde casos de inundação, desabamento de estruturas, acidentes ferroviários e rodoviários graves, ou acidentes que envolvam materiais perigosos, desencarceramento, emergência pré-hospitalar, entre outras situações. Esta força já e reconhecida como muito importante no combate aos incêndios florestais, já que é a ela que compete a primeira intervenção no terreno.
Quanto ao facto de ter sido escolhido o concelho de Proença para os treinos, Pedro Mendes destaca que oferece todas as condições, uma vez que foram realizadas obras de remodelação no edifício que acolhe os bombeiros. O imóvel foi pintado interna e externamente, foram melhorados os balneários e criadas as camaratas que não existiam. As remodelações representam um investimento levado a cabo pela Câmara de Proença e pelo Comando Distrital de Operações de Socorro.

Refira-se que antes de chegarem às Moitas, alguns dos grupos estiveram duas semanas na Lousã, onde frequentaram o curso de Brigadas Helitransportadas.

Nesta Formação da Brigada Especial Canarinhos, esteve integrado um elemento dos Bombeiros de Almeirim.

Sem comentários: