segunda-feira, 16 de julho de 2007

Soldados da Paz em tempo de guerra


Almeirim não se pode queixar do flagelo dos incêndios. Nos últimos anos, felizmente, temos sido mais espectadores do que actores . Assistimos ao engolir de hectares e hectares de mancha florestal sem que os homens e os equipamentos consigam fazer frente a tão poderoso inimigo.

Embora protegidos quem sabe por forças superiores, os almeirinenses têm a garantia de que o seu concelho está a ser vigiado, sobretudo agora que chegou o Verão e a "época dos fogos".
Apresentado a 1 de Maio, o Dispositivo Distrital deste ano é considerado o maior de sempre no combate aos incêndios. Em Almeirim, está tudo preparado para a época de calor que se avizinha. Felizmente, de acordo com Jorge Costa, o comandante da Corporação, desde o dia 1 de Julho até ao dia de hoje, 6 "não temos nada de relevo a assinalar. O que quer dizer que, até ao presente, temos a situação controlada. Mas já tivemos algumas saídas para outros concelhos".

Em regra, tal pode acontecer sempre que o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) assim o entende. Segundo o comandante, "as equipas actuam no concelho de Almeirim e fora do concelho de acordo com a mobilização de meios efectuada pelo CDOS". A título de exemplo, no dia 4, os bombeiros voluntários de Almeirim saíram para Salvaterra de Magos e para a freguesia do Chouto, ainda que tenham sido apenas pequenos incidentes. "Esta é uma triangulação regular no que aos bombeiros diz respeito. A actuação e intervenção em regra não ocorre de forma isolada uma vez que o primeiro ataque nos momentos iniciais de um incêndio faz toda a diferença".

Logo no dia 15 de Maio e até final de Junho, esteve em regime de prevenção permanente, por um período de 24 horas por dia, um grupo de primeira intervenção, ou seja, uma equipa de combate a incêndios florestais (ECIN) composta por 5 elementos.

"Esta é uma altura do ano menos crítica". referiu Francisco Ferro, Bombeiro de Primeira e presentemente, o chefe das equipas de primeira intervenção. "Desde o dia 1 de Julho, que temos em Almeirim 12 elementos em regime de permanência: duas equipas de ECIN de cinco bombeiros cada e uma equipa logística de apoio ao combate (ELAC) composta por dois bombeiros".

Iniciativa Pioneira promete ajudar Bombeiros

Os serviços de informação geográfica e de informática em estreita colaboração com o Comandante dos Bombeiros de Almeirim, Jorge Costa desenvolveram um projecto informático que vai permitir à distância de uma tecla ter acesso aos pontos de água considerados para os voluntários do concelho como possíveis locais de abastecimento das viaturas em situações de incêndio.

Inteiramente concebido pela autarquia, esta ideia pioneira surge como uma solução na concentração e capacidade de mobilização dos meios em caso de incêndio no concelho. Será fornecido um computador à Corporação munido do respectivo programa que poderá também ser acedido através da Internet no sistema WEBSIG.

No mapa do concelho estão marcados os mais de 20 pontos de água marcados por Jorge Costa que assinalou ainda alguns pontos já fora dos limites de Almeirim, mas com possibilidade de servirem os Bombeiros de Almeirim em situações de emergência, quando actuam nas áreas envolventes.

Para cada ponto de água há fotografia, coordenadas, acessibilidades, tipificação em termos de natureza, se é propriedade pública ou privada e todo um conjunto de características necessárias ao conhecimento do local. De acordo com o vereador da protecção civil, Pedro Ribeiro, esta solução "faz parte de uma estratégia de implementação dos sistemas de informação geográfica na autarquia".

Além da Câmara Municipal e dos Bombeiros Voluntários, terão também acesso ao programa o Governo Civil de Santarém, o Centro Distrital de Operações de Socorro e a ACHAR - Associação de Agricultores da Charneca.

7/13/2007

In "http://www.almeirinense.com/almeirinense/index_noticia.asp?id=1805"

Sem comentários: