terça-feira, 30 de junho de 2009

Assembleia Municipal de Almeirim Aprova Terrenos para o CDOS Santarem

Foi ontem aprovado na Assembleia Municipal de Almeirim a Cedencia de dois Lotes de Terreno na Zona Industrial à ANPC para a Construção do Centro Distrital de Operações de Socorro de Santarém.

Assembleia Municipal de Tomar unânime contra transferência do CDOS

Política 29 Jun 2009

Os deputados da Assembleia de Tomar votaram, por unanimidade, na passada sexta-feira, 26 de Junho, uma moção onde se manifestam absolutamente contra a transferência do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Tomar para Almeirim e “repudiam com veemência a falta de consideração de que foi alvo a autarquia por parte do titular da secretaria de estado da Protecção Civil”.


Recorde-se que, de acordo com declarações proferidas por José Miguel Medeiros durante a cerimónia comemorativa dos 60 anos dos Bombeiros Voluntários de Almeirim, o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), actualmente a funcionar em instalações separadas em Tomar e Santarém, vai ser concentrado em Almeirim. A novidade apanhou de surpresa a autarquia nabantina que está disposta a lutar pela manutenção da valência que está instalada no Quartel dos Bombeiros de Tomar há mais de 25 anos.


Os eleitos de Tomar querem ainda ver saldadas as dívidas acumuladas nos últimos sete anos por parte da Autoridade Nacional de Protecção Civil que, de acordo com o vereador com o pelouro da protecção civil de Tomar, Ivo Santos (PSD), deixou de fazer as transferências de dinheiro acordadas num protocolo celebrado com a autarquia, que ascende a várias centenas de milhares de euros. Exigem, por isso, “um plano de pagamento imediato da dívida para com a autarquia de Tomar” como forma de honrar o compromisso estabelecido entre as duas instituições.

in Mirante OnLine

domingo, 7 de junho de 2009

Centro de Operações de Socorro transferido para Almeirim

Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS)


O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) actualmente a funcionar em instalações separadas em Tomar e Santarém, vai ser concentrado em Almeirim. A novidade foi transmitida pelo secretário de Estado da Protecção Civil, José Medeiros, durante a cerimónia comemorativa dos 60 anos dos Bombeiros Voluntários de Almeirim. O governante disse que existe um parecer técnico que indica a cidade como a melhor localização para a instalação da estrutura operacional e que vai homologar o projecto.
A Câmara de Almeirim já tem um terreno reservado para o efeito na zona de actividades económicas da cidade, onde vai ser construído o edifício. Neste momento a central de operações, a partir da qual são accionados os meios para as diversas ocorrências, como incêndios, funciona em Tomar, num espaço do quartel dos bombeiros locais que já é considerado exíguo. A parte administrativa está instalada em Santarém no edifício do governo civil. No CDOS estão também instalados os elementos da GNR responsáveis pela coordenação da prevenção de incêndios.
Há algum tempo que se procurava uma solução para acabar com as limitações de espaço do centro distrital. Chegou a colocar-se a hipótese deste ser instalado no antigo edifício do Centro da Área Educativa da Lezíria do Tejo, em Santarém, que está abandonado. O governo civil chegou a negociar a requisição do espaço que neste momento está na posse do Ministério das Finanças e que seria sujeito a obras de adaptação. Ainda não há uma data para o início da construção do novo CDOS.
Recorde-se que em Almeirim, num espaço do quartel dos bombeiros voluntários já funcionou uma estrutura de comando que coordenava várias corporações de bombeiros, na altura o Centro Coordenador Operacional da Lezíria. Este que deu lugar em conjunto com a outra estrutura existente no Médio Tejo ao actual Centro Distrital de Operações de Socorro que incide sobre todo o distrito de Santarém.

Com Pompa e Circunstância foram realizadas as Cerimónias do 60º Aniversário B.V.A (1949-2009)









Foi com pompa e Circunstância que foram realizadas as Cerimónias do 60º Aniversário B.V.A (1949-2009) Para além das entidades oficiais com a presença de Sua Excª o Secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros e do Exmº Sr.Presidente da Autoridade Nacional Protecção Cívil Major General Arnaldo Cruz, as cerimónias contaram com a grande participação da população do Concelho de Almeirim, que saudou os seus Bombeiros nestas cerimónias com massiva participação.






Numa primeira abordagem ás imagens que vamos aqui brevemente disponibilizar, fica aqui um apontamento á Gala que se realizou durante a noite no Cine Teatro de Almeirim com os Jovens Cantores do Programa da TVI organizado pela Juliana Madeira irmã de Sara Madeira.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Lançamento Site Oficial dos Bombeiros Voluntários de Almeirim

Dia 6 de Junho, nas comemorações do 60º Aniversário, será efectuado o

Lançamento Oficial do Site da Associação dos Bombeiros Voluntários de Almeirim

Câmara atribui medalhas de valor e mérito a bombeiros de Almeirim


Nas comemorações dos 60 anos dos Bombeiros Voluntários de Almeirim, no sábado, 6 de Junho, a Câmara de Almeirim vai atribuir a medalha de valor e mérito a 17 elementos da corporação. Com o grau bronze por dedicarem mais de 20 anos aos bombeiros da cidade vão ser agraciados 13 operacionais. A medalha grau prata será entregue a quatro bombeiros com mais de 30 anos de serviço.
O município deliberou também atribuir a medalha municipal de valor e mérito – grau ouro ao antigo comandante da corporação, José Alberto Vitorino que prestou serviço nos voluntários da cidade durante mais de 30 anos e que actualmente é o comandante dos Municipais de Santarém. Esta distinção vem na sequência de uma moção de recomendação à câmara, aprovada pela Assembleia Municipal de Almeirim em Abril de 2006, de atribuir um louvor público ao comandante.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Até dia 7 de Junho visite a nossa Exposição








Condecorado o actual comandante dos Municipais de Santarém, José Alberto Vitorino, que prestou serviço em Almeirim por mais de três décadas


Manhã e inicio de tarde nas comemorações do dia do Bombeiro, na capital de distrito. Para além dos discursos e de um simulacro de salvamento em altura, foi condecorado o actual comandante dos Municipais de Santarém, José Alberto Vitorino, que prestou serviço em Almeirim por mais de três décadas. Um justo reconhecimento.

Encontrada numa poça de sangue


O corpo foi removido pelos Bombeiros Voluntários de Almeirim

30 Maio 2009 - 00h30

Almeirim: Mulher descoberta morta em casa. Vivia sozinha e tinha problemas de alcoolismo

Uma mulher de 42 anos foi encontrada morta na cama, anteontem à noite, por uma amiga com quem tinha estado a conversar poucas horas antes, em Almeirim.

O corpo de Filomena Mendes estava deitado de costas, nu e rodeado de sangue e de fezes, enquanto a casa estava toda desarrumada, com vários objectos partidos e espalhados pelo chão.

As circunstâncias que envolveram a morte são, para já, um mistério, estando a ser investigadas pela Polícia Judiciária, que fez deslocar a casa da vítima uma equipa de seis elementos do Laboratório de Polícia Científica. Há fortes indícios de que se tratou de um homicídio, devido ao estado em que foi encontrada a casa e a vítima.

Filomena Mendes vivia sozinha, estava desempregada e, segundo vários vizinhos, tinha um grave problema de alcoolismo. O cadáver foi descoberto por volta das 20h00, por uma vizinha de quem era muito amiga. Estava morta há poucas horas, pois tinham falado uma com a outra já depois da hora de almoço. Assim que a viu deitada na cama, de costas, a vizinha correu para a rua a pedir ajuda, mas notou que estava um cheiro nauseabundo dentro de casa.

Segundo o proprietário da casa, a mulher era oriunda do concelho de Ourém e estava a residir em Almeirim há 12 anos. Era viúva e deixa um filho menor, que não estava a ser criado por ela.

PORMENORES

RECOLHA DE INDÍCIOS

Uma equipa de seis elementos do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária esteve mais de uma hora a recolher indícios na casa da mulher.

AUTÓPSIA EM SANTARÉM

O óbito foi declarado no local pela Delegada de Saúde de Almeirim e o cadáver foi removido para o Gabinete Médico-Legal de Santarém pelos Bombeiros Voluntários de Almeirim. O corpo só foi retirado do local depois de ser observado pelos elementos da Polícia Judiciária.

SEM TRABALHO

Quando se instalou em Almeirim, Filomena Mendes começou por trabalhar na agricultura e mais tarde conseguiu emprego num restaurante. Actualmente estava desempregada, sobretudo devido aos problemas com a bebida.

Correio da Manhã
João Nuno Pepino
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=7FDC2844-0BF4-4FD1-ACD9-232E78B99B51&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010
*************************************************************************

MIRANTE ON LINE

PJ investiga morte de mulher de 42 anos em Almeirim


A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar a morte de uma viúva de 42 anos cujo corpo foi encontrado por uma amiga na noite de quinta-feira, em Almeirim. O cadáver estava na cama rodeado de sangue e fezes. Havia objectos soltos e partidos no quarto e a mulher estava despida. Tudo aponta para que a morte tivesse acontecido horas antes porque a viúva foi vista na quinta-feira à hora do almoço.

Filomena Mendes tinha problemas relacionados com o consumo de álcool e perturbações emocionais. A mulher deixa um filho menor que não estava ao seu cuidado, estava desempregada e vivia sozinha.

Elementos do Laboratório de Polícia Científica e inspectores da PJ recolheram impressões digitais e outros vestígios e “há indícios de que se tratou de um homicídio”.

A vítima era natural do concelho de Ourém e vivia em Almeirim há mais de 10 anos onde trabalhou na agricultura e em restaurantes.

In Mirante