"Bombeiro", o individuo que, integrado de forma profissional ou voluntária num corpo de bombeiros, tem por missão a protecção de vidas humanas e bens em perigo, mediante a prevenção e extinção de incêndios, o socorro de feridos, doentes ou náufragos, e a prestação de outros serviços previstos nos regulamentos internos e demais legislação aplicável. ---------------------------------------------------- "BLOGUE NÃO OFICIAL - BLOGUE NÃO OFICIAL - BLOGUE NÃO OFICIAL"
sábado, 23 de maio de 2009
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Três atropelamentos esta manhã com dois mortos
Na manhã desta terça-feira morreram duas pessoas atropeladas em Benavente e em Santarém. Registou-se ainda um terceiro atropelamento no concelho de Almeirim em que um ciclista ficou ferido com gravidade.
O primeiro acidente ocorreu cerca das 07h30 na EN 118, junto à Várzea de Benavente. Filipe Teles, de 82 anos de idade, agricultor reformado, residente no monte Cunha, próximo do local, sofreu lesões graves na cabeça, com perda de massa encefálica, e faleceu no local. A vítima atravessava aquela estrada todos os dias há dezenas de anos. Fazia-o com cautelas, segundo os vizinhos que o descrevem como “um homem bom e muito querido de toda a gente”.
O local do acidente, logo após as bombas de gasolina, já foi palco de vários acidentes com vítimas mortais. Uma curva com fraca visibilidade e a velocidade excessiva são causas apontadas por quem passa no local para os vários acidentes mortais naquele ponto negro da EN118.
Por volta das 10h00 uma mulher que atravessava a estrada entre S. Domingos e Fontainhas, por baixo do viaduto da circular urbana conhecida por Rua O, em Santarém, foi colhida por um automóvel e teve morte imediata. O corpo foi transportado para a morgue do Hospital de Santarém. No local onde se deu o acidente não existe passadeira para peões.
Quase à mesma hora, às 10h13, um ciclista que circulava na Ponte D. Luís, entre Santarém e Almeirim, foi atropelado por um carro na parte do tabuleiro pertencente ao concelho de Almeirim. O homem de 62 anos de idade sofreu ferimentos graves, foi assistido no local pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Santarém e depois transportado para esta unidade hospitalar. A condutora do automóvel ficou com ferimentos ligeiros.
Morreu ciclista atropelado na ponte D. Luís
CLIQUE PARA VER VÍDEO: http://www.omirante.pt/omirantetv/
O ciclista que na manhã desta terça-feira foi atropelado na Ponte D. Luís, entre Santarém e Almeirim, não resistiu aos ferimentos graves e morreu no Hospital de Santarém. Segundo o director clínico da unidade hospitalar, José Marouço, a vítima chegou às urgências estabilizado e com batimentos cardíacos mas já em situação de morte cerebral.
Recorde-se que a vítima, de 62 anos, residente em Ribeira de Santarém, concelho de Santarém, foi atropelado por uma viatura conduzida por uma mulher, que sofreu ferimentos ligeiros e entrou em estado de choque, pelo que teve que ser assistida no hospital. O acidente ocorreu às 10h13.
Eleva-se assim para três, os mortos em atropelamentos ocorridos na manhã deste dia 19 de Maio. Com estes casos sobe para 24 o número de mortos em acidentes no distrito de Santarém desde o início do ano e até ao momento. O mesmo que foi registado em 2008 em igual período.
O primeiro acidente ocorreu cerca das 07h30 na Estrada Nacional 118, junto à Várzea de Benavente. Filipe Teles, de 82 anos de idade, agricultor reformado, residente no monte Cunha, próximo do local, sofreu lesões graves na cabeça, com perda de massa encefálica, e faleceu no local.
Por volta das 10h00 uma mulher que atravessava a estrada entre S. Domingos e Fontainhas, por baixo do viaduto da circular urbana conhecida por Rua O, em Santarém, foi colhida por um automóvel e teve morte imediata. A vítima, de 73 anos, residente em Alcanede, concelho de Santarém, tinha ido às compras no hipermercado perto do local e regressava ao hospital onde a esperava familiares que tinham ido a uma consulta
O chefe de gabinete do governador civil de Santarém considera grave o que se passou na manhã de terça-feira, apelando a condutores e peões para que tenham cautelas e respeitem as regras de trânsito. Carlos Catalão recorda que o governo civil tem vindo a sensibilizar para a necessidade de se diminuírem os mortos na estrada e alentando para a mudança de comportamentos. Perante estes três casos, realça que “apesar dos esforços, as pessoas continuam a ter atitudes de risco que são lamentáveis”.
Referindo-se ao acidente na ponte D. Luís, que é atravessada diariamente por muitos ciclistas, Carlos Catalão diz que atendendo às condições da via não é possível criar mais condições de circulação para velocípedes. Por isso alerta para a necessidade de haver bom senso, cautela e respeito pelas regras de trânsito. Realçando que é imprescindível que os peões atravessem nas passadeiras e que os condutores não circulem a velocidades elevadas. “Se as pessoas não mudarem de atitude não tiverem um comportamento responsável não há prevenção nem campanhas de sensibilização que valham”, concluiu.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Almeirim - Homem sofre queimaduras graves em acidente de trabalho
2009-05-13 18:20:00
Um homem ficou com queimaduras graves em grande parte do corpo na sequência de um acidente de trabalho que ocorreu hoje, às 11.11, na zona industrial de Almeirim.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, o indivíduo estava a efectuar trabalhos numa unidade fabril e terá tocado num cabo de média tensão que lhe provocou queimaduras graves.
Fora da unidade fabril, a linha eléctrica partiu-se e provocou um pequeno foco de incêndio em restolho. Acorreram ao local os Bombeiros Voluntários de Almeirim com três viaturas e sete combatentes e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
O homem foi transportado para o Hospital de Santarém mas a gravidade das queimaduras obrigou à evacuação de helicóptero para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
Um homem ficou com queimaduras graves em grande parte do corpo na sequência de um acidente de trabalho que ocorreu hoje, às 11.11, na zona industrial de Almeirim.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, o indivíduo estava a efectuar trabalhos numa unidade fabril e terá tocado num cabo de média tensão que lhe provocou queimaduras graves.
Fora da unidade fabril, a linha eléctrica partiu-se e provocou um pequeno foco de incêndio em restolho. Acorreram ao local os Bombeiros Voluntários de Almeirim com três viaturas e sete combatentes e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
O homem foi transportado para o Hospital de Santarém mas a gravidade das queimaduras obrigou à evacuação de helicóptero para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
terça-feira, 12 de maio de 2009
Ponto de Recepção de Resíduos Eléctricos e Electrónicos no Quartel dos Bombeiros
Ponto de Recepção de Resíduos Eléctricos e Electrónicos no Quartel dos Bombeiros Amb3E e os Bombeiros de Almeirim assinam Protocolo em prol do Ambiente Com o apoio da Câmara Municipal de Almeirim, a Amb3E e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almeirim contribuem para a Solidariedade Ambiental. É de referir que por cada tonelada de Resíduos entregue a cooperação recebe 50 euros. A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos assinou hoje um protocolo com os Bombeiros Voluntários de Almeirim, de forma a alargar a sua presença no município. O evento decorreu na Câmara Municipal de Almeirim e contou com a presença do Presidente da Câmara, José Joaquim Gomes, do Director-Geral da Amb3E, Fernando Lamy da Fontoura, do Presidente da Associação, Pedro Ribeiro e do seu Comandante, Jorge Costa, bem como de elementos da Direcção e do Comando dos Bombeiros de Almeirim. O distrito de Santarém passa, assim, a contabilizar um total de 23 locais de recepção para REEE. Pequenos e grandes electrodomésticos, computadores e torradeiras, entre outros velhos equipamentos eléctricos e electrónicos podem ser entregues nas instalações dos bombeiros, de forma a assegurar o correcto encaminhamento deste tipo de resíduos. Os REEE nos quartéis dos bombeiros começaram a ser recolhidos, pela primeira vez, em 2008 no distrito de Beja. “Temos vindo a verificar que existe uma grande proximidade entre estas entidades e as populações, o que favorece a nossa missão de sensibilização e recolha deste tipo de resíduo”, salientou Fernando Lamy da Fontoura, Director-Geral da Amb3E. Sobre a Amb3E A Amb3E é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão a gestão de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e detém licença para o exercício da actividade enquanto entidade gestora de REEE, concedida em 13 de Março de 2006 pelo Ministério da Economia e da Inovação e pelo Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional. A Amb3E tem vindo a desenvolver uma rede de Locais de Recepção distribuídos por todo o Território Nacional, contando actualmente com cerca de 400 Locais nos quais os Resíduos podem ser gratuitamente entregues para posterior tratamento e valorização. Conta actualmente com 57 empresas associadas e perto de 800 aderentes.
Subscrever:
Mensagens (Atom)