sábado, 23 de maio de 2009

60º Aniversário B.V.A (1949-2009)


quarta-feira, 20 de maio de 2009

Três atropelamentos esta manhã com dois mortos


Na manhã desta terça-feira morreram duas pessoas atropeladas em Benavente e em Santarém. Registou-se ainda um terceiro atropelamento no concelho de Almeirim em que um ciclista ficou ferido com gravidade.


O primeiro acidente ocorreu cerca das 07h30 na EN 118, junto à Várzea de Benavente. Filipe Teles, de 82 anos de idade, agricultor reformado, residente no monte Cunha, próximo do local, sofreu lesões graves na cabeça, com perda de massa encefálica, e faleceu no local. A vítima atravessava aquela estrada todos os dias há dezenas de anos. Fazia-o com cautelas, segundo os vizinhos que o descrevem como “um homem bom e muito querido de toda a gente”.


O local do acidente, logo após as bombas de gasolina, já foi palco de vários acidentes com vítimas mortais. Uma curva com fraca visibilidade e a velocidade excessiva são causas apontadas por quem passa no local para os vários acidentes mortais naquele ponto negro da EN118.


Por volta das 10h00 uma mulher que atravessava a estrada entre S. Domingos e Fontainhas, por baixo do viaduto da circular urbana conhecida por Rua O, em Santarém, foi colhida por um automóvel e teve morte imediata. O corpo foi transportado para a morgue do Hospital de Santarém. No local onde se deu o acidente não existe passadeira para peões.


Quase à mesma hora, às 10h13, um ciclista que circulava na Ponte D. Luís, entre Santarém e Almeirim, foi atropelado por um carro na parte do tabuleiro pertencente ao concelho de Almeirim. O homem de 62 anos de idade sofreu ferimentos graves, foi assistido no local pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Santarém e depois transportado para esta unidade hospitalar. A condutora do automóvel ficou com ferimentos ligeiros.

Morreu ciclista atropelado na ponte D. Luís

CLIQUE PARA VER VÍDEO: http://www.omirante.pt/omirantetv/

O ciclista que na manhã desta terça-feira foi atropelado na Ponte D. Luís, entre Santarém e Almeirim, não resistiu aos ferimentos graves e morreu no Hospital de Santarém. Segundo o director clínico da unidade hospitalar, José Marouço, a vítima chegou às urgências estabilizado e com batimentos cardíacos mas já em situação de morte cerebral.


Recorde-se que a vítima, de 62 anos, residente em Ribeira de Santarém, concelho de Santarém, foi atropelado por uma viatura conduzida por uma mulher, que sofreu ferimentos ligeiros e entrou em estado de choque, pelo que teve que ser assistida no hospital. O acidente ocorreu às 10h13.


Eleva-se assim para três, os mortos em atropelamentos ocorridos na manhã deste dia 19 de Maio. Com estes casos sobe para 24 o número de mortos em acidentes no distrito de Santarém desde o início do ano e até ao momento. O mesmo que foi registado em 2008 em igual período.


O primeiro acidente ocorreu cerca das 07h30 na Estrada Nacional 118, junto à Várzea de Benavente. Filipe Teles, de 82 anos de idade, agricultor reformado, residente no monte Cunha, próximo do local, sofreu lesões graves na cabeça, com perda de massa encefálica, e faleceu no local.


Por volta das 10h00 uma mulher que atravessava a estrada entre S. Domingos e Fontainhas, por baixo do viaduto da circular urbana conhecida por Rua O, em Santarém, foi colhida por um automóvel e teve morte imediata. A vítima, de 73 anos, residente em Alcanede, concelho de Santarém, tinha ido às compras no hipermercado perto do local e regressava ao hospital onde a esperava familiares que tinham ido a uma consulta


O chefe de gabinete do governador civil de Santarém considera grave o que se passou na manhã de terça-feira, apelando a condutores e peões para que tenham cautelas e respeitem as regras de trânsito. Carlos Catalão recorda que o governo civil tem vindo a sensibilizar para a necessidade de se diminuírem os mortos na estrada e alentando para a mudança de comportamentos. Perante estes três casos, realça que “apesar dos esforços, as pessoas continuam a ter atitudes de risco que são lamentáveis”.


Referindo-se ao acidente na ponte D. Luís, que é atravessada diariamente por muitos ciclistas, Carlos Catalão diz que atendendo às condições da via não é possível criar mais condições de circulação para velocípedes. Por isso alerta para a necessidade de haver bom senso, cautela e respeito pelas regras de trânsito. Realçando que é imprescindível que os peões atravessem nas passadeiras e que os condutores não circulem a velocidades elevadas. “Se as pessoas não mudarem de atitude não tiverem um comportamento responsável não há prevenção nem campanhas de sensibilização que valham”, concluiu.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Almeirim - Homem sofre queimaduras graves em acidente de trabalho

2009-05-13 18:20:00

Um homem ficou com queimaduras graves em grande parte do corpo na sequência de um acidente de trabalho que ocorreu hoje, às 11.11, na zona industrial de Almeirim.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, o indivíduo estava a efectuar trabalhos numa unidade fabril e terá tocado num cabo de média tensão que lhe provocou queimaduras graves.

Fora da unidade fabril, a linha eléctrica partiu-se e provocou um pequeno foco de incêndio em restolho. Acorreram ao local os Bombeiros Voluntários de Almeirim com três viaturas e sete combatentes e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

O homem foi transportado para o Hospital de Santarém mas a gravidade das queimaduras obrigou à evacuação de helicóptero para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

terça-feira, 12 de maio de 2009

Exposição Miniaturas de Viaturas de Bombeiros

Integrado nas Comemorações do 60º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Almeirim

GRIPE A


Ponto de Recepção de Resíduos Eléctricos e Electrónicos no Quartel dos Bombeiros

Ponto de Recepção de Resíduos Eléctricos e Electrónicos no Quartel dos Bombeiros Amb3E e os Bombeiros de Almeirim assinam Protocolo em prol do Ambiente Com o apoio da Câmara Municipal de Almeirim, a Amb3E e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almeirim contribuem para a Solidariedade Ambiental. É de referir que por cada tonelada de Resíduos entregue a cooperação recebe 50 euros. A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos assinou hoje um protocolo com os Bombeiros Voluntários de Almeirim, de forma a alargar a sua presença no município. O evento decorreu na Câmara Municipal de Almeirim e contou com a presença do Presidente da Câmara, José Joaquim Gomes, do Director-Geral da Amb3E, Fernando Lamy da Fontoura, do Presidente da Associação, Pedro Ribeiro e do seu Comandante, Jorge Costa, bem como de elementos da Direcção e do Comando dos Bombeiros de Almeirim. O distrito de Santarém passa, assim, a contabilizar um total de 23 locais de recepção para REEE. Pequenos e grandes electrodomésticos, computadores e torradeiras, entre outros velhos equipamentos eléctricos e electrónicos podem ser entregues nas instalações dos bombeiros, de forma a assegurar o correcto encaminhamento deste tipo de resíduos. Os REEE nos quartéis dos bombeiros começaram a ser recolhidos, pela primeira vez, em 2008 no distrito de Beja. “Temos vindo a verificar que existe uma grande proximidade entre estas entidades e as populações, o que favorece a nossa missão de sensibilização e recolha deste tipo de resíduo”, salientou Fernando Lamy da Fontoura, Director-Geral da Amb3E. Sobre a Amb3E A Amb3E é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão a gestão de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e detém licença para o exercício da actividade enquanto entidade gestora de REEE, concedida em 13 de Março de 2006 pelo Ministério da Economia e da Inovação e pelo Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional. A Amb3E tem vindo a desenvolver uma rede de Locais de Recepção distribuídos por todo o Território Nacional, contando actualmente com cerca de 400 Locais nos quais os Resíduos podem ser gratuitamente entregues para posterior tratamento e valorização. Conta actualmente com 57 empresas associadas e perto de 800 aderentes.