domingo, 27 de julho de 2008

Bombeiros de Almeirim Chamados a intervir em Vários Incêndios nas Barreiras de Santarém durante as ultimas semanas.

Incêndio nas barreiras de Santarém 24 Julho Um incêndio nas barreiras de Santarém, na zona do miradouro de S. Bento, obrigou à intervenção do helicóptero estacionado em Pernes e de uma equipa heli-transportada de intervenção. O fogo só não tomou grandes proporções devido à rápida intervenção numa zona crítica que está infestada de mato. 26 Julho

Bombeiros de Almeirim - Mantiveram-se em prontidão e prevenção no Perimetro do Acampamento Regional ACAREG

Bombeiros de Almeirim - Mantiveram-se durante os 6 dias do Acampamento em prontidão máxima, efectuando sempre que possivel, prevenção no Perimetro do Acampamento Regional ACAREG e area circundante , tendo em conta que esta época do ano é propicia a incêndios florestais, foi montada uma grande operação de Segurança pelos responsáveis do Acampamento com a supervisão do Comando dos Bombeiros Voluntários de Almeirim.


Acampamento Regional de Escuteiros





Os escuteiros da região ergueram uma autêntica aldeia na Herdade dos Gagos, perto de Marianos, concelho de Almeirim. O acampamento regional de Santarém reúne 958 crianças e jovens num campo onde não faltam também as novas tecnologias como o posto Internet.

Terminou acampamento regional na freguesia de Fazendas de Almeirim
ACAREG juntou 958 escuteiros da região

Quase mil escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) participaram no acampamento regional de Santarém (ACAREG), que decorreu na Herdade dos Gagos, perto de Marianos, concelho de Almeirim. O acampamento que durou seis dias, terminou este sábado.

Durante a iniciativa foram desenvolvidas várias actividades escutistas e alguns elementos ajudaram a população de Marianos em pequenas reparações e até na construção de casas.
Durante o acampamento consumiram-se 50 resmas de papel e 20 litros de detergente. O próximo ACAREG realiza-se daqui por quatro anos.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Seis feridos em despiste de carrinha na A13

2008-07-15 O rebentamento de um pneu poderá ter estado na origem do despiste de uma carrinha, ontem, na auto-estrada A13, que provocou seis feridos, dois deles em estado grave. A vítima que inspirava mais cuidados, e que terá cerca de 40 anos, foi assistida no local e transportada de helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Os restantes foram levados pelos bombeiros para o Hospital de Santarém. O acidente ocorreu cerca das 8.18 horas no sentido Norte-Sul da A13 - que liga Santarém à A2 - ao quilómetro 61, junto a Salvaterra de Magos. Segundo fonte da GNR, a carrinha de nove lugares, que transportava apenas seis passageiros, despistou-se e "embateu de frente no talude do lado direito, no mesmo sentido da marcha". Referindo que as causas do sinistro ainda estão "sob investigação", a mesma fonte esclareceu que "provavelmente o despiste se deveu ao rebentamento de um pneu traseiro". As vítimas, com idades compreendidas entre os 32 e os 50 anos, sendo o mais velho o condutor que apenas sofreu escoriações, residiam na zona de Braga. Perteciam a uma empresa de montagens de exposições e alegadamente dirigiam-se para o Algarve. A A13 esteve cortada ao trânsito durante mais de uma hora, para que o helicóptero do INEM pudesse socorrer o ferido grave. No local estiveram ainda 21 bombeiros, com nove veículos de quatro corporações Bombeiros Voluntários de Almeirim e Santarém , Bombeiros Municipais de Alpiarça,e de Santarém. Fonte JN Fotos BVA

sexta-feira, 18 de julho de 2008

ALERTA AMARELO


(das 14.00h de 16 de Julho às 21.00h de 20 de Julho)

Incêndios florestais

De acordo com o Instituto de Meteorologia, para os próximos dias prevê-se o aumento das temperaturas em todo o território de Portugal Continental.

Assim, no período entre 16 e 20 de Julho, o IM prevê:

Continuação do tempo quente, com valores de temperatura máxima elevados na generalidade do território.

Humidade Relativa do Ar na quase totalidade do território continental abaixo dos 30%

Vento fraco do quadrante Leste em especial nas regiões do interior Norte e Centro, soprando moderado de Norte/Noroeste na faixa costeira ocidental, com mais incidência ao final da tarde.

Face a esta informação meteorológica, espera-se tempo quente e consequente aumento do Risco Meteorológico de Incêndio, com possível afectação de grupos populacionais mais vulneráveis (crianças e idosos, sem-abrigo, doentes do foro cardio-respiratório).

MEDIDAS OPERACIONAIS

Entre outras medidas operacionais, foi determinado o reforço das medidas de prevenção, vigilância e combate.



COMPORTAMENTOS DE RISCO

Perante este cenário, a Autoridade Nacional de Protecção Civil apela aos cidadãos para, nos espaços florestais e durante este período de alerta:

· Não fazerem qualquer tipo de fogo;

· Não utilizarem equipamentos mecânicos em trabalhos agrícolas, nomeadamente roçadoras de lâmina, susceptíveis de produzir faíscas ou faúlhas;

· Não deitarem fósforos ou pontas de cigarros para a floresta;

· Não abandonarem na floresta nenhum lixo, incluindo garrafas de vidro;

· Não realizarem fogueiras para recreio, lazer ou confecção de alimentos;

· Não queimarem matos cortados ou sobrantes de exploração;

· Não utilizarem balões de mecha acesa, foguetes ou fogo de artifício.



Se avistar o início de um incêndio florestal, ligue de imediato 112 ou 117.



CONSELHOS AOS CIDADÃOS

Tendo em conta esta situação, é possível a afectação de grupos populacionais mais vulneráveis (idosos, crianças, sem-abrigo, doentes do foro cardio-respiratório), pelo que se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoprotecção para estas situações:

· Beba água com regularidade. Evite bebidas alcoólicas ou gaseificadas;

· Evite sair à rua nas horas de maior calor;

· Evite fazer actividades que exijam muito esforço físico;

· Se tiver que viajar de carro, escolha horas de menor calor. Não permita que pessoas e/ou animais fiquem dentro da viatura ao sol.



A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia e a Direcção-Geral de Saúde, difundindo os comunicados que se julguem necessários.

Despiste de Motard A13 - Concentração de FARO


O fluxo de Motards a caminho de Faro, tem sido visivel nas ultimas horas.
Infelizmente acidentes acontecem...
A poucos Km das portagens de Almeirim da A13 , um aparatoso despiste provocou um ferido grave...
Vários meios dos Bombeiros de Almeirim , prestaram o Socorro á vitima.