quarta-feira, 23 de maio de 2007

Comandante Jorge Costa Completa o seu 1 Ano no Comando dos Bombeiros Voluntários de Almeirim


Comandante Jorge Costa, no Comando dos Bombeiros Voluntários de Almeirim, desde Maio de 2006.
Para assinalar esta data simbólicamente,como forma de agradecimento pelo esforço e dedicação demonstrada na sua missão,muitas vezes em prejuizo da sua vida pessoal e familiar,em nome de todos os Bombeiros sob o seu Comando fica aqui o nosso agradecimento por ser um dos nossos melhores Companheiros de Trabalho.

"Arte de se fazer ajudar"

O verdadeiro chefe não é aquele que faz tudo por si mesmo, mas aquele que sabe fazer-se ajudar.

O chefe não pode fazer tudo. Está situado para ver ao longe e de cima. Deve consagrar-se à meditação, à elaboração de planos. Se se perde no pormenor, diminui-se, encurta horizontes, cerceia à amplitude da sua visão tudo o que sirva à elaboração dos fins intermediários. A profundeza da meditação mal se coaduna com a minúcia das deduções de segunda ordem. (Lyautey)

Para Lyautey, o comando exerce-se de cima para baixo em todos os escalões da execução. Executar é por seu turno comandar. Ao inverso, segue-se que comandar é delegar, em parte, os seus poderes de chefe; é ceder aos seus subordinados o seu terreno de comando. Concepção concreta e viva, não dum chefe e multidão, mas dum chefe e chefes. Uma pirâmide de chefes!
In a Arte da Liderança.


Entrevista realizada pelo Jornal Almeirinense em 2006

De adjunto a comandante

Jorge Costa é o comandante dos bombeiros de Almeirim

Depois da reeleição da direcção dos Bombeiros Voluntários de Almeirim, em 4 de Julho de 2006, Jorge Costa deixou de exercer as funções de comandante interino da corporação, cargo que ocupava desde a saída do anterior comandante, José Alberto Vitorino, em Maio, para assumir definitivamente o comando do quartel almeirinense.
Jorge Manuel Ribeiro Costa, 30 anos, alistou-se como cadete no corpo de bombeiros de Almeirim em 1993, na altura com 17 anos. Concretizava assim "um sonho há muito desejado, impossibilitado de o materializar mais cedo devido à preocupação dos pais".

Para Jorge Costa, ser bombeiro "é algo que nasce com a pessoa e que só os que chegam a exercer funções conseguem sentir.

É o melhor exemplo de que a solidariedade, enquanto valor fundador de uma sociedade, ainda está presente".


Foi admitido ao concurso de promoção a bombeiro de 3ª e 2ª classe em 1994 e 1996, respectivamente, e em 2000 foi nomeado para desempenhar funções no Quadro de Comando, como Adjunto de Comando. Frequentou várias Acções de Formação e Seminários Técnicos da Escola Nacional de Bombeiros, na área da Emergência pré-hospitalar, combate a Incêndios florestais e estruturas, salvamentos, embarcações de socorro, socorro em situações de catástrofe, curso de Novos Quadros de Comando, curso de Organização de postos de Comando. Faz parte da bolsa de Formadores Externos da Escola Nacional de Bombeiros, na área de Formação de Salvamento e Desencarceramento. Frequentou ainda Formações e Jornadas Temáticos externa à ENB, Formação de Formadores (IEFP), o curso Básico de Protecção Civil (SNPC), organização de resgates, cenários de risco, prevenção e segurança, meios aéreos no combate a incêndios Florestais.
Jorge Costa considera que "por inerência à sua actividade, os bombeiros estão expostos a incidentes violentos, cenários de destruição e acima de tudo, muitas vezes rodeados de sofrimento e dor das vitimas". Guarda na memória vários momentos vividos nas intervenções em que participou, como acontecimentos traumáticos que acabam por ser os que mais me marcaram e os mais difíceis de ultrapassar".

No entanto, também existem que recorda com satisfação, em particular aquele "em 2002 quando a tripulação da ambulância da qual fazia parte, tive de parar sobre a Ponte Salgueiro Maia para assistir a um parto, tendo a criança (João Pedro) nascido na ambulância".

O novo comandante dos bombeiros de Almeirim não esperava chegar ao cargo tão novo, dado "os cargos de Comando serem por nomeação, carecendo de homologação pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil".


Jorge Costa diz sentir-se "honrado em desempenhar as funções de Comandante dos Bombeiros Voluntários de Almeirim" e por "poder contar com o apoio do Corpo de Bombeiros. A minha família apoiou-me e muitas outras pessoas estiveram ao meu lado nesta decisão, assim como a Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Almeirim". Espera agora, "no que compete no exercício das funções e no sentido de missão, desempenhar de forma digna e contribuir para o prestigio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Almeirim".


Actualmente a Corporação conta com 62 Elementos no Activo e "o Corpo de Bombeiros tem tido um insubstituível face ao crescimento das solicitações, à complexidade e especificidade em todas as áreas de protecção e socorro que nos incubem".

Para Jorge Costa, "é necessário identificar e compreender as dificuldades da Corporação, com o objectivo de melhorar e assegurar, em tempo útil e em situações de emergência, uma resposta proporcional ás solicitações. Sem prejuízo da captação de apoios que sejam possíveis mobilizar da sociedade civil, é indispensável a criação de um modelo de financiamento de forma justa e adequada para assegurar os recursos necessários", defende, acrescentando que "o sentimento de vulnerabilidade face ao aparecimento de riscos cada vez mais complexos tende a aumentar diariamente.

Existem os riscos naturais e riscos inerente à actividade humana e o nosso concelho não é excepção. A segurança é da responsabilidade de todos, pelo que todos devemos conhecer, cumprir e adoptar comportamentos que permitem minimizar o risco. É uma responsabilidade partilhada, que cada um de nós tem o dever de participar na criação de uma cultura de Protecção Civil", explica no comandante dos Bombeiros Voluntários de Almeirim.
In Jornal Almeirinense 2006

12 comentários:

Anónimo disse...

O Comandante Jorge Costa é mto profissional e empenhado no exercício das suas funções. Dotado de mta sabedoria técnica é igualmente 1 pessoa mto humana.
Merece o apoio e incentivo de todos.

Anónimo disse...

Tem sido um prazer muito grande para mim colaborar com a competencia e a honestidade do Jorge.
A nossa relação sai com este trabalho muito reforçada.
Contarás sempre com o meu apoio e dedicação.
Do Amigo
Luis Bento 2º Comandante

Anónimo disse...

Jorge não só como Bombeiro mas como amigo podes contar comigo não só nos bons mas sobretudo nos maus momentos um abraço e que se repita muitos anos á frente desta instituição que nós tanto gostamos.
Taborda

Anónimo disse...

profissional,amigo de todos,humano e é com muito orgulho que tenho como comandante o Sr JORGE COSTA a frente desta instituiçao por muitos e bons anos,como ao resto do comando. BOMBEIRO de3ªHORACIO RIBEIRA

Anónimo disse...

Comandante Jorge Costa o Homem; a humildade em pessoa,um companheiro de trabalho, um lider e em especial um AMIGO,em quem pudemos confiar a nossa própria vida, não desilude quem acreditou nas suas capacidades humanas, e especial na sua competência ao serviço da comunidade.
É uma honra servir sob a estrutura de comando por si liderada.
Penso que muito poderia ser dito sobre um dos mais jovens Comandantes de Bombeiros do País,que conseguio realizar 2 sonhos de criança.
A maioria das crianças desejam realizar o sonho de um dia virem a ser astronautas, policias, pilotos enfim uma imensidão de sonhos de infância. Jorge Costa, sonhou, "Ser um dia Bombeiro" e Jorge Costa,com os seus 17 Anos realizou esse seu 1 sonho...Talvez o seu 2 Sonho tenha sido, um dia vir a Comandar um Corpo de Bombeiros, e aos 30 Anos esse sonho realizou-se.
Provávelmente para a sua vida, tem inumeros sonhos ainda por realizar, como todos nós, mas decerto com o seu carácter e humildade realizará ainda muitos deles...
“Deus Quer, O Homem Sonha, A Obra Nasce...”.Esta é uma das frases que Fernando Pessoa escolheu para demonstrar a todos os seres humanos o poder dos sonhos.

Que a virtude da humildade e da amizad permaneça em ti...

"A maior de todas as coragens é a de assumir responsabilidade."
(Gustavo Barroso)

Ricardo Casebre Bomb.3ªClasse BVA

Marta disse...

OBRIGADO!!! :) é o que tenho a dizer ao Comandante Jorge Costa.

Obrigado pela PACIENCIA e tem de ser muita... :P pela disponibilidade 24h por dia, pelo apoio, pela preocupaçao, pela disposiçao em ouvir, para ensinar, corrigir e pela confiança.

Ensinou-me muito... ensinou-me a acreditar que é possivel mesmo quando nao temos força para lutar, com pequenos gestos, com palavras simples, motivou a continuar e nao desistir. É um enorme prazer trabalhar com ele :)
no que depender de mim, poderá contar com o meu apoio. :)A continuaçao de um excelente trabalho.

beijinhos, Marta

Marta disse...

"Na adversidade conhecemos os recursos de que dispomos."

(Horácio)

"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas. "

(Horácio)

"Se encontrares um caminho sem obstáculos, pensa que talvez não te leve a nenhum lugar..."

:) beijinhos, Marta

Anónimo disse...

muitos parabens! e o meu obrigado por tudo! o Sr e um comandante com um espirito de Cadete:)
" o unico Sofrimento que nos faz Chorar nao e o ir e nao voltar...
...e o ir e nao conseguir Salvar!"
muitas felicidades...

Barão da Tróia II disse...

Parabéns ao Comandante! Boa semana

Anónimo disse...

Parabéns pela paciência com que os aturas, e pela capacidade que tens tido para devolveres a corporação aos Almeirinenses, porque há muito que andavam quase de costas voltadas. Parabéns pelas caras novas, que integram essas fileiras, algumas já bem conhecidas do mundo dos bombeiros.
DESEJO-TE AS MAIORES FELICIDADES NO DESEMPENHO DESSAS FUNÇÕES.

UM ABRAÇO

R. PITÃO

Anónimo disse...

Ser bombeiro é uma missão de vida. Ser seu comandante um orgulho e uma responsabilidade acrescida. Ser Comandante com 30 anos não é fácil, sobretudo numa sociedade que olha a juventude como sinal de imaturidade. Pelas funções que já desempenhei tive oportunidade de me relacionar com várias outras corporações e outros comandos, no entanto não tenho qualquer problema em assumir que o Jorge Costa é um exemplo a ser seguido por muitos. A sua competência técnica, o seu profissionalismo, o seu empenho, a sua humildade e sobretudo a sua maturidade merecem da minha parte todo o reconhecimento. Apesar de há vários anos contactarmos profissionalmente, o ultimo, devido à proximidade que existiu pelo facto de ser Director desta Associação, leva-me a dizer que temos, sem dúvida, mais que um grande Comandante, um grande Homem. Por último uma palavra para a Cristina e para os seus filhos, para que possam “perdoar” as suas ausências. A causa é nobre, apesar de nem sempre reconhecida. A vida, muito mais que um momento no tempo, é uma oportunidade de mostrarmos a nossa Humanidade, aquilo que nos diferencia verdadeiramente dos outros seres vivos.
O meu obrigado enquanto Almeirinense pelos teus sacrifícios.

Marta disse...

De um Camarada dos Bombeiros Voluntários de Viseu, para os Bombeiros de Almeirim na pessoa do seu Comandante.
Não sei quem foi o autor mas espero que gostem:


EXISTEM HOMENS QUE LUTAM UM DIA, ESSES SÃO BONS

EXISTEM HOMENS QUE LUTAM 1 MÊS, ESSES SÃO MUITO BONS

EXISTEM HOMNES QUE LUTAM UM ANO, ESSES SÃO IMPORTANTES

EXISTEM HOMENS QUE LUTAM UMA VIDA, ESSES SÃO

BOMBEIROS


Um abraço
CARLOS RIBEIRO
B.V. VISEU