quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Ataque de Pitbull em Almeirim

Senhora Idosa, atacada por cão de raça PITBULL, em Almeirim.

Segundo alguns relatos,perto das 15h, na Zona mais a Norte da Cidade,uma senhora de idade avançada, foi vitima de um violento ataque,por um cão de raça PITBULL.
A vitima sofreu lesões graves e bastante extensas nos membros inferiores.
Uma equipa de Emergência dos BVA,foi activada para o local fazendo o socorro,desconhecendo-se mais dados,acerca do proprietário do animal e das circunstâncias em decorreu o ataque.
Como lidar com cães violentos?

O que você pode fazer se já possui um cão violento?
Muitas vezes, as informações necesárias chegam tarde aos donos de pitbulls, por irresponsabilidade dos criadores. Desta forma, qual a melhor maneira de lidar com animais que já adquiriram maus hábitos e são agressivos e violentos?
O primeiro passo é compreender as atitudes de seu cão. A maioria das pessoas tende a culpar o cachorro se ele é agressivo e se torna um mordedor. Em quase todos os casos, NÃO é o cão, ou mesmo sua raça, o culpado por seus atos. A verdadeira causa para mordidas e agressividade provém da criação do filhote. Excetuando-se as mordidas leves, de brincadeira, que todos os filhotes praticam, todos os outrso tipo de mordida constituem um problema sério, e que deve ser tratado com urgência. Para entender os cães violentos, é útil analisar a maneira pela qual os cães de ataque são treinados.
Cães para guarda ou ataque são treinados por um método chamado "Agitation" (agitação). Uma pessoa qualificada instiga o cachorro de uma maneira especial, de forma a fazê-lo atacar. Desta forma, o cão aprende a atacar o agitador, ou qualquer pessoa que aja como ele. O agitador grita, se move para frente e para trás agitando mãos e braços e atiça o cão com um objeto qualquer.
Muitas pessoas brincam inocentemente com seus filhotes, atuando como um agitador e estimulando sua agressividade. Note que nem todos os cães se tornam agressivos com este tipo de treinamento inconsciente, mas há sempre o risco. Na cabeça do cão, o objeto segurado pelo agitador é uma extensão de seu braço, logo, o cão está atacando a pessoa, e não apenas o objeto. A maioria dos cães que é submetida e este tipo de exercício aprende também a não largar o objeto atacado, o que aumenta bastante o perigo do ataque.

Nos adestramentos profissionais, o agitador é sempre um estranho ao cão. Desta forma, um cão adestrado por um profissonal jamais atacará uma pessoa familiar a ele. Já quando a brincadeira é feita em casa, o agitador passa a ser um membro da família, o que torna o cão vulnerável a atacar qualquer pessoa. Se o cão chegar a este ponto, a única maneira de prevenir efetivamente a agressividade é eliminar as brincadeiras que lembrem um agitador, bem como simulações de brigas. Um treinamento adicional para obediência, feito por um adestrador profissional, também é altamente recomendado, para corrigir as atitudes indesejadas do cão e reestabelecer o comando do dono sobre ele o máximo possível.
Se você não tem certeza de ter controle sobre seu cão, evite levá-lo para passear. Se for necessário levá-lo à rua, mantenha-o com mordaça, use guias e coleiras reforçadas e nunca deixe que terceiros conduzam o cão. Lembre-se de que o cão é seu, logo, a responsabilidade por seus atos também é sua.
A grande maioria das pessoas atacadas na rua são crianças de menos de 10 anos. Isto acorre porque as crianças têm maior tendência a se mover como potenciais "agitadores", instigando os cães ao ataque. Desta forma, evite passar próximo a crianças na rua quando em companhia de seu cão.

As informações desta página foram retidadas da homepage do adestrador americano Bill Landesman.



http://members.tripod.com/pitbull_hp/acidentes.html

1 comentário:

Anónimo disse...

pitt bull n e um cao violento..por x aparenta ser ou ate msm pode vir a ser mas sim porque os donos os querem assim..
o pitt bull e o reflecto do seu dono..
pitt bull n e criminoso..quem o fax criminoso e as pessoas..
nao fiquem com a ideia de pitt bull ser um cao criminoso porque nao e..
eu falo porque tenho um pitt bull tbm e super dossil e as x n rua as pessoas ate s desviam..pk??pk sao parvas e perconseituoças..